Comercialização de café da safra 2012/13 chega a 67%

Publicado em 25/02/2013 15:22
As seguidas quedas nos preços e os cenários pouco animadores vêm mexendo um pouco com o vendedor, que ultimamente tem aparecido mais no mercado.

A comercialização da safra de café do Brasil 2012/13 (julho/junho) chegou a 67% até o dia 08 de fevereiro. O dado faz parte de levantamento do Instituto de Pesquisas Agroeconômicas SAFRAS & Mercado. Em igual período do ano passado, 79% da safra 2011/12 estava comercializada.

Com isso, já foram comercializadas 36,75 milhões de sacas de 60 quilos, tomando-se por base a estimativa de SAFRAS & Mercado, de uma safra 2012/13 de café brasileira de 54,9 milhões de sacas.

Segundo o analista sênior de SAFRAS & Mercado, Gil Barabach, as seguidas quedas nos preços e os cenários pouco animadores vêm mexendo um pouco com o vendedor, que ultimamente tem aparecido mais no mercado. “Entretanto, isso só acontece quando o café dá algum repique de alta e, mesmo assim, para volumes pequenos, o que no jargão de mercado se denomina ‘picadeira’”. Mas, não deixa de ser uma mudança de comportamento, embora com impacto limitado sobre o ritmo da comercialização, diz.

Segue tabela com levantamento de comercialização da safra 2012/13, tomando-se por base a estimativa de SAFRAS para a produção, até 08 de fevereiro:


Tags:

Fonte: Safras & Mercado

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café: Sem físico no Brasil, bolsas têm novos ajustes nos preços nesta 4ª feira
Café: Nova York e Londres estendem baixas no primeiro pregão de maio
Em dia de baixas generalizadas, arábica recua mais de mil pontos em Nova York
Cecafé promove evento na UE para atestar que cafés do Brasil atendem novas regras
Café acompanha dia de aversão e recua mais de mil pontos em Nova York