FEMAGRI 2013 traz novidades para a mecanização da lavoura de café

Publicado em 25/02/2013 15:51
Com mais de 80% dos espaços comercializados, Feira de insumos e maquinário agrícola da Cooxupé terá empresas importantes do setor que apresentarão novidades aos visitantes
 Organizada pela COOXUPÉ – cooperativa de produtores de café com sede em Guaxupé (MG), a 12ª edição da FEMAGRI (Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas) está com mais de 80% do espaço comercializado para empresas que irão trazer novidades aos cafeicultores sobre a mecanização da agricultura cafeeira. Com o tema “Manejo mecanizado, gerando resultados”, a feira acontece de 13 a 15 de março, em Guaxupé.

 Com um aumento na estrutura de mais de 40% com relação à feira de 2012, a FEMAGRI terá neste ano 141 estandes. Neles, muitas novidades e soluções serão oferecidas aos cafeicultores como, por exemplo, o derriçador manual para café DCM-12 que está sendo relançado no mercado. O novo equipamento aumenta o rendimento na colheita, refletindo em maior produtividade e menor necessidade de manutenção. Com design diferenciado e com melhor abrangência das hastes na planta, tornando a derriça mais rápida e eficiente, o aparelho dispõe de lubrificação interna a cada dois anos, sem a necessidade de reposição diária de graxa. 

Outros destaques na FEMAGRI são o secador rotativo; o lavador mecânico para café – que além de lavar o grão, retira folhas, talos, terra e outras impurezas; conjunto para benefício de café – que numa estrutura compacta, incluindo catador de pedras, descascador, peneira oscilante e separador, oferece ao produtor a condição de preparo de um bom lote de café; e carretas basculantes. Além disso, ferramentas motorizadas portáteis que facilitam o dia a dia do produtor na lavoura estarão no portfólio de produtos expostos no evento.
 
A tecnologia para o processamento dos grãos também estará presente na FEMAGRI por meio de equipamentos que vão desde abanadores, silos, catadores de pedras, lavadores, mesa densimétrica até secadores, polidores, descascadores, entre outros. O produtor de café poderá conferir nos estandes das empresas soluções para a mecanização de armazenagem, beneficiamento e movimentação de granéis. Ainda na fase pós-colheita, a Feira contará com empresas que apresentarão linhas de produtos para: Fazenda, Armazém, Laboratório/Torrefação, Transportadores e Implementos.

De acordo com Carlos Paulino, presidente da COOXUPÉ, a presença de grandes empresas do setor na FEMAGRI “é uma ótima oportunidade para os cafeicultores conhecerem as novidades e as soluções para o manejo mecanizado na lavoura, sobretudo as possibilidades para os pequenos produtores investirem na automatização de suas culturas de café mesmo que a característica delas ainda seja a agricultura familiar”, aponta. Outra oportunidade aos cooperados da COOXUPÉ, destaca o presidente, é que “eles podem oferecer o seu próprio café como a moeda de troca, aproveitando o valor da saca no dia para fechar um negócio como a compra de um maquinário”, explica Carlos Paulino. 

A FEMAGRI terá uma área voltada para negócios, onde uma equipe de 40 vendedores e 12 agrônomos de filiais da COOXUPÉ estarão à disposição dos visitantes para responder as principais dúvidas e auxiliar nas transações comerciais.

Agenda:
Evento: FEMAGRI – Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas / COOXUPÉ
Data: 13 a 15 de março de 2013
Local: Av. Vereador Nelson Elias, 1300b - Bairro Japy - Guaxupé/MG
Mais informações: www.cooxupe.com.br

Tags:

Fonte: AI - Cooxupé

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Monitorando clima nas principais origens, café tem apenas ajustes nesta 4ª feira
CNA participa de reunião do CDPC que aprovou orçamento do Funcafé
Produção de café da Colômbia salta 31% em abril
Café: Preços se alinham a commodities softs, enquanto mercado aguarda recuperação no Vietnã
Safra 24 de café:Preços altos estimulam colheita precoce dos robustas amazônicos