Consumo de robusta cresce e desperta a atenção do mercado

Publicado em 12/03/2013 15:42
534 exibições
A fama do café robusta de ser de baixa qualidade está dando lugar a um novo horizonte no mercado internacional da bebida. O café conilon está ganhando reconhecimento porque está sendo bem preparado. Hoje, ele já passa pelos blends de qualidade, afirma Silvio Leite, diretor da Agricafé. Leite participa, nesta terça-feira (12/3), do segundo dia do 14º Simpósio Nacional do Agronegócio Café (Agrocafé), em Salvador (BA). 

Confira a notícia na íntegra no site do Globo Rural
Tags:
Fonte: Globo Rural

2 comentários

  • victor angelo p ferreira victorvapf nepomuceno - MG

    Também sou produtor de arábica... O gosto do Conilon somente quando misturado com leite forma um "café com leite" de sabor parecido com uma mistura eventual com o arábica...Agora, realmente gosto não se discute, mas hão de convir que a diferença de paladar é mais ou menos como num time de futebol: Santos com Neymar e Santos sem Neymar...

    0
  • amarildo josé sartóri vargem alta - ES

    Mais um factoide lançado na mídia. Sou produtor de arábica e não tenho nada contra o robusta. É um grão que pode ter qualidade, ser descascado, bem nutrido, bem cuidado, bem secado, mas continuará sendo o rubusta. O grão que dá o aroma e sabor na bebida é o arábica. Os dois formam diversos blends e, dependendo dos percentuais adicionados um ao outro é que vem atendendo a preferencia e conquistando novos consumidores. Os dois tem sua importância na composição dos blends, assim, vamos valoriza-los dentro de suas aptidões. O robusta não vai acabar com o arábica e nem o arábica vai acabar com o robusta. O que tem que ser levado em consideração é que na condução das lavouras do arábica, principalmente as de montanha, tornam-se mais cara e difícil, mesmo porque a quantidade produzida por hectare é substancialmente inferior as lavouras do robusta. Parem com este jogo de mercado que não faz bem a ninguém.

    0