“Mecanização na lavoura não gera desemprego, supre a falta de mão de obra”, afirma Cooxupé na Femagri 2013

Publicado em 14/03/2013 16:42
Em entrevista coletiva durante a FEMAGRI, que acontece até sexta em Guaxupé, o presidente da cooperativa falou sobre a necessidade da mecanização da lavoura.
Na manhã desta quinta-feira, dia 14, o presidente da COOXUPÉ Carlos Alberto Paulino da Costa, acompanhado do vice-presidente da cooperativa, Carlos Augusto Rodrigues de Melo, e do superintendente do Senar Minas (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) Antônio do Carmo Neves, destacou durante coletiva de imprensa, na 12ª FEMAGRI, que a mecanização da lavoura não significa impulsionar o desemprego. “Ao contrário, mecanizar supre a falta de mão de obra, um dos desafios do setor”, afirma o presidente.

Carlos Paulino também apontou a necessidade do produtor otimizar a mão de obra, o que melhora ainda mais a produção cafeeira permitindo mais competitividade ao grão. “A mecanização implica em capacitação de recurso pessoal. Tecnologias cada vez mais sofisticadas exigem profissionais preparados. Para isso, a COOXUPÉ possui um convênio com o Senar, com o qual hoje renovamos a assinatura, para a realização de cursos de capacitação para nossos cooperados”, diz.
Para viabilizar a mecanização na lavoura de seus cooperados, Carlos Paulino contou que nesta edição da FEMAGRI, além do Finame – que condiciona juros mais baixos para financiamentos em bancos, a COOXUPÉ está oferecendo oportunidades que facilitam as operações comerciais dos produtores de café. “A novidade da cooperativa neste ano é um sistema próprio de financiamento, em que o cooperado pode utilizar o seu café como moeda de troca, parcelando suas compras para as safras de 2013, 2014 e 2015”, contou.

Numa área de 19 mil m², a FEMAGRI conta com mais de 100 expositores em seus 141 estandes. A Feira acontece até esta sexta-feira, dia 15, às 18h. A expectativa de público é mais de 20 mil pessoas.

Tags:

Fonte: Phábrica de Ideias

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Em dia de baixas generalizadas, arábica recua mais de mil pontos em Nova York
Cecafé promove evento na UE para atestar que cafés do Brasil atendem novas regras
Café acompanha dia de aversão e recua mais de mil pontos em Nova York
Café: Colômbia exporta primeiros contêineres comprovando que atende as regras da UE
Faleceu Carlos Castañeda, um dos cafeicultores que personificou o icônico Juan Valdez