Cafeicultores da Zona da Mata preparam protesto para 2ª. feira

Publicado em 28/06/2013 15:19 e atualizado em 28/06/2013 16:08
Produtores organizam protesto dia 01/07 no trevo de Realeza na Zona da Mata Mineira. Pode haver queima de sacas de café em protesto contra a falta de apoio e pelos custos altos.

Acompanhado a onda nacional de protestos os cafeicultores da Zona da Mata Mineira vão manifestar sua insatisfação na próxima segunda-feira (01/07) no Trevo de Realeza na Zona da Mata. Em pleno período de colheita os produtores estão enfrentando dificuldades para arcar com os alto custos da mão de obra para colheita, que no geral chega a representar 40% do custo total do café. Os baixos preços do café, que são os menores recebidos em 4 anos. 
Para o analista Marcus Magalhães precisa haver união,  "imagine se por apenas 24 / 48 horas todo o negócio café parar no mundo, cruzando os braços, demonstrando o grau de insatisfação que os produtores estão como relação as falsas premissas, falsos dogmas e as vezes especulações, sem precedentes," afirma.

Segundo o produtor Leonardo, "será reivindicado que  os governantes olhem para a cafeicultura principalmente nos que somos da região da zona da mata mineira pois estamos pagando para trabalhar, e é isto mesmo nossa produção é bem mais cara do que a venda da saca de café," defende. 

Situação semelhante é relatada na Região do Cerrado Mineiro, pelo produtor que usa o codinome  "Zeus", que reclama da manipulação de preços por parte de analistas de mercado, que tem levado o produtor a trabalhar no prejuízo e chega a denominar a situação de "Produção Escrava".

A produtora Célia Sousa, da cidade sul minera de Boa Esperança, desabafou a indignação vivida por grande parte dos produtores. “Estou com vergonha do preço do café. Cadê a melhoria? (...) Em plena safra, será possível contratar funcionários vendendo café a R$ 280 a saca de 60 kg? (...) Onde está o apoio do Ministério da Agricultura (...). No mínimo, precisamos de R$ 400 por saca. Meu Deus, quanto descaso, quanta vergonha.”

Tags:

Fonte: News Cafeicultura

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cecafé promove evento na UE para atestar que cafés do Brasil atendem novas regras
Café acompanha dia de aversão e recua mais de mil pontos em Nova York
Café: Colômbia exporta primeiros contêineres comprovando que atende as regras da UE
Faleceu Carlos Castañeda, um dos cafeicultores que personificou o icônico Juan Valdez
Café: Bolsas têm ajustes nos preços após valorização com suporte na oferta global