Governo adia reunião do CDPC e frustra produtores de café

Publicado em 25/07/2013 12:53

A reunião do CDPC -  Conselho Deliberativo da Política do Café (CDPC), que estava marcada para esta quinta-feira, 25, foi cancelada  e frustrou as expectativas do setor, que aguardava o anúncio dos instrumentos que serão utilizados pelo governo para dar sustentação aos preços do café.

O Ministério da Agricultura não oficializou mas levantou a possibilidade da reunião do CDPC ser realizada na próxima quinta-feira (1º de agosto), inclusive com o anúncio do ministro Antônio Andrade (PMDB/MG) sobre as medidas de apoio à cafeicultura. O próprio ministro teria dito que o governo destinaria R$ 390 milhões para dar sustentação aos preços.

Os leilões de opções públicas de venda foi o instrumento de apoio aprovado em reunião técnica na CNA - Confederação Nacional de Agricultura- na semana passada. O governo pagaria R$360,00/sc com objetivo de tirar do mercado, num primeiro momento, cerca de 4 milhões de sacas de café , se as cotações não reagirem nos próximos meses.

 

Tags:

Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Oscar do Agronegócio é do café: Na categoria produtor rural, Ucha leva reconhecimento pelas ações que vem realizando no setor cafeeiro
Em semana de pressão, robusta recuou 14,70%, arábica 10,56% e mercado monitora chuvas
2ª Jornada: 'O mercado e o café carbono neutro' reúne especialistas da cafeicultura, no Cerrado Mineiro
OIC: Exportação mundial de café tem alta de 8% em março
Ainda de olho no Vietnã, café continua no negativo em Londres e Nova York