Geadas causam apenas impacto limitado nas lavouras de café

Publicado em 25/07/2013 15:45

As geadas intensas dos últimos dias devem causar apenas um impacto limitado nas lavouras de café, contrariando as expectativas do mercado climático.

Segundo Gil Carlos Barabach, analista da Safras & Mercado, as geadas atingiram somente o norte do Paraná e não pegaram de forma intensa as lavouras do grão. O frio extremo pode ainda causar danos posteriores, mas as geadas não foram suficientes para causar a queima das plantações.

O mercado do café, no entanto, se encontra em situação volátil por conta das expectativas para o clima e também pelo anúncio que deve ser feito em breve pelo governo a respeito dos leilões de opção para a cafeicultura. Mesmo com a previsão de melhora do clima nos próximos dias, a espera pelo anúncio, segundo Barabach, ajuda a segurar o mercado, mas a falta de novidades pode puxá-lo para baixo.

A reunião do Conselho Deliberativo das Políticas do Café para decidir sobre a implantação do Pepro para a cafeicultura seria realizada hoje, mas foi adiada para a próxima semana.

Tags:

Por: Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café: Arábica começa semana com baixas e mercado monitora clima nas origens
#RotadoCafé: Conheça a história do Alado Coffee; sucessão, sustentabilidade e qualidade na xícara
Oscar do Agronegócio é do café: Na categoria produtor rural, Ucha leva reconhecimento pelas ações que vem realizando no setor cafeeiro
Em semana de pressão, robusta recuou 14,70%, arábica 10,56% e mercado monitora chuvas
2ª Jornada: 'O mercado e o café carbono neutro' reúne especialistas da cafeicultura, no Cerrado Mineiro