Medidas para a cafeicultura serão anunciadas na segunda-feira (5)

Publicado em 02/08/2013 10:45 e atualizado em 02/08/2013 14:12

Segundo informações da assessoria de imprensa do Ministério da Agricultura, a reunião do Conselho Deliberativo das Políticas do Café que iria ocorrer ontem (1), não foi realizada e não terá uma nova data. Ao invés disso, o Ministro da Agricultura, Antonio Andrade, anunciará na próxima segunda-feira (5) as medidas de apoio à comercialização para a cafeicultura brasileira.

Na quinta-feira, portanto, houve uma reunião com o ministro da Agricultura na qual o presidente executivo do Conselho Nacional do Café (CNC), deputado federal Silas Brasileiro, e o presidente da Comissão Nacional do Café da Confederação da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (CNA), Breno Mesquita, tiveram a confirmação, do titular da Pasta, que o anúncio será feito pelo ministro em entrevista coletiva, às 16h, da qual também participarão os presidentes do CNC e da Comissão do Café da CNA.

A assessoria afirma que ainda não se sabe quais medidas serão anunciadas pelo Ministro. A reunião do Conselho pretendia estabelecer os contratos de opção para o setor.

Andrade já havia prometido, em entrevista ao Bancada Rural, do Canal Rural, que seriam liberados cerca de R$390 milhões de reais para que fossem feitos estes contratos de opção, mas o ministro encontrava dificuldades junto ao Ministério da Fazenda para fazer essa liberação. No entanto, a repórter Daniela Castro informou hoje, na 2ª edição do programa Mercado & Cia., que este valor deve chegar à 1 bilhão de reais. Além disso, também devem ser liberados recursos para custeio e estocagem.

Tags:

Por: Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Oscar do Agronegócio é do café: Na categoria produtor rural, Ucha leva reconhecimento pelas ações que vem realizando no setor cafeeiro
Em semana de pressão, robusta recuou 14,70%, arábica 10,56% e mercado monitora chuvas
2ª Jornada: 'O mercado e o café carbono neutro' reúne especialistas da cafeicultura, no Cerrado Mineiro
OIC: Exportação mundial de café tem alta de 8% em março
Ainda de olho no Vietnã, café continua no negativo em Londres e Nova York