Clima é favorável à cultura de café arábica no interior de São Paulo

Publicado em 24/10/2013 09:17
Para os próximos dias, a previsão é de chuva significativa, informa a Climatempo

Na cidade Espírito Santo do Pinhal, localizada no interior de São Paulo, o clima favorável tem criado boas expectativas para os cafeicultores em relação à safra do próximo ano. A cultura do café passa, naturalmente, por um ciclo conhecido como bienalidade, que é tecnicamente um ano com alta produção e um ano com baixa produção.
 
A animação dos produtores deve continuar, uma vez que as condições do tempo tendem a favorecer ainda mais os cafezais paulistas, principalmente nas regiões produtoras localizadas no interior do Estado. “Neste ano, há mais umidade e menos calor. Para os próximos dias, a previsão é de chuva significativa e temperaturas máximas e mínimas dentro da normalidade, o que deve continuar favorecendo a florada do café”, explica o meteorologista da Climatempo, Alexandre Nascimento.
 
No ano passado, a situação foi inversa. Outubro foi um mês muito seco e quente, que ainda culminou com a alta bienalidade do café. “Em 2012, foram colhidas aproximadamente 5.356.600 sacas no Estado de São Paulo e, na safra 2013, a estimativa é que a produção gire em torno de 3.845.400 sacas, sendo este um ano de baixa bienalidade”, afirma Eledon Oliveira, técnico de avaliação de safra da CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento).
 
Vale lembrar que, os produtores de café de Espírito Santo do Pinhal estão na expectativa de uma safra recorde para 2014. Mas, para Jorge Queiroz, analista de mercado de café da CONAB, o preço do café está baixo, os produtores estão descapitalizados e, desta forma, os tratos culturais não serão tão elevados. Porém, mesmo assim, por ser um ano de alta bienalidade, a produção deve superar a marca de 2013.
 
Alta produtividade
 
Na safra atual, a média de 24,20 sacas por hectare coloca a produtividade de São Paulo acima do nível Brasil, que é, atualmente, 23,66 sacas por hectare. Entretanto, o fechamento da safra 2013 será divulgado somente em 20 de dezembro e o balanço da próxima safra bem como as análises de área plantada, que também englobam outros critérios, será publicado apenas no dia 9 de janeiro de 2014, de acordo com as avaliações da CONAB. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Climatempo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • amarildo josé sartóri vargem alta - ES

    Sobre o artigo: "Clima é favorável à cultura de café arábica no interior de São Paulo"

    Sr. Eledon Oliveira, técnico de avaliação de safra da CONAB. Vá caçar alguma coisa honesta pra fazer, se não tem, o silencio é mais digno e oportuno. Antes de falar, ande por todas as regiões cafeeiras. Talvez assim, terá outra visão da realidade.

    0