Café: Ministros da Agricultura e da Fazenda se reúnem nesta 5ª feira

Publicado em 21/11/2013 09:39

Uma reunião com os ministros da Agricultura, Antônio Andrade, e da Fazenda, Guido Mantega, para que sejam discutidas as medidas de apoio à cafeicultura brasileira está prevista para acontecer nesta quinta-feira (21), às 15h, em Brasília). 

Já está prevista a prorrogação das dívidas dos produtores por 120 dias. O voto da medida já foi formulado pelo Ministério da Agricultura e encaminhado ao da Fazenda, que submeterá ao Conselho Monetário Nacional (CMN) para que seja aprovado e possa ser oficialmente anunciado por Andrade. Segundo a assessoria de comunicação do Ministério da Fazenda, há realmente a previsão de que o assunto entre na pauta da reunião do CMN desta quinta. 

As expectativas para esse anúncio são bastante grandes entre os cafeicultores, que já esperam há muito por medidas de apoio do governo. Segundo Marcial Ramos, gerente da Assul, nessa reunião de hoje entre Andrade e Mantega, serão discutidas todas as medidas que vêm sendo pleiteadas pelo setor, principalmente sobre as dívidas e até mesmo as terras que foram dadas como garantia por produtores da região de Manhuaçu, em Minas Gerais. 

Para Jorge Florêncio, Gerente Comercial da Cooxupé, primeiramente deverá ser anunciada somente essa prorrogação de quatro meses e, nesse período, um tempo maior, como é solicitado pelos produtores de 10 anos, seja avaliado. "Esses 120 dias devem ser anunciados como uma trégua, e depois estudada uma prorrogação mais longa", acredita. 

Por outro lado, o presidente da Cooparaíso, Carlos Melles, acredita que, apesar dessa reunião prevista para hoje, os problemas ainda estão longe de uma solução definitiva. "Acho que ainda estamos longe de obter uma solução satisfatória, teremos que fazer um trabalho sério para conseguir mudanças significativas... O Brasil precisa rever sua política de produção agrícola", diz. 

Tags:

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café tem leves altas em dia de recuperação, mas robusta perde mais de 4%
Mercado internacional, demanda e logística são um dos destaques do Seminário Internacional do Café deste ano
Entidades assinam pacto pelo trabalho decente na cafeicultura no Brasil
Café: Londres retoma negócios acompanhando movimento de correção do arábica
Após suporte no robusta, arábica tem mais um dia de forte correção e volta a ser negociado abaixo de 200 cents/lbp