Negociados todos os contratos de opção de café em 2013

Publicado em 03/01/2014 09:01

Todos os 30 mil contratos de opção de venda de café ofertados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em leilões de 2013 foram negociados, operação que movimentou cerca de um R$ 1 bilhão.

Os títulos, dos estados da Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná e São Paulo, têm exercício previsto para o próximo mês de março, quando os adquirentes devem depositar a mercadoria e comprovar a documentação do regulamento. Quatro ofertas foram feitas no ano, três em setembro e uma em outubro, para fechar o plano que correspondeu a 180 mil toneladas do grão ou três milhões de sacas de 60 kg.

O Contrato de Opção de Venda é uma modalidade de seguro de preços que dá ao produtor rural ou a sua cooperativa o direito, mas não a obrigação, de vender seu produto para o governo, em uma data futura, a um preço previamente fixado. Serve para proteger o produtor rural e sua cooperativa contra os riscos de queda nos preços.

A vantagem dos contratos é que com eles o produtor garante um preço justo na sua venda, caso o preço pago pelo mercado seja desfavorável. Por outro lado, a operação permite ao governo federal formar estoques públicos para abastecimento do mercado. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Conab

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário