Negociados todos os contratos de opção de café em 2013
Todos os 30 mil contratos de opção de venda de café ofertados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em leilões de 2013 foram negociados, operação que movimentou cerca de um R$ 1 bilhão.
Os títulos, dos estados da Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná e São Paulo, têm exercício previsto para o próximo mês de março, quando os adquirentes devem depositar a mercadoria e comprovar a documentação do regulamento. Quatro ofertas foram feitas no ano, três em setembro e uma em outubro, para fechar o plano que correspondeu a 180 mil toneladas do grão ou três milhões de sacas de 60 kg.
O Contrato de Opção de Venda é uma modalidade de seguro de preços que dá ao produtor rural ou a sua cooperativa o direito, mas não a obrigação, de vender seu produto para o governo, em uma data futura, a um preço previamente fixado. Serve para proteger o produtor rural e sua cooperativa contra os riscos de queda nos preços.
A vantagem dos contratos é que com eles o produtor garante um preço justo na sua venda, caso o preço pago pelo mercado seja desfavorável. Por outro lado, a operação permite ao governo federal formar estoques públicos para abastecimento do mercado.
0 comentário
Oferta comprometida faz preços do café encerrarem a 5ª feira (03) com baixas nas bolsas de NY e Londres
Evento de cafés especiais, Rio Coffee Nation chega ao EXC para a sua 5ª edição
Mercado cafeeiro avança com quedas moderadas nas bolsas internacionais nesta 5ª feira (03)
Na OMC, setor privado da cafeicultura global critica excesso de regulações no mercado
Mercado cafeeiro inicia sessão desta 5ª feira (03) com preços mistos nas bolsas internacionais
Café robusta encerra sessão desta 4ª feira (02) com queda de mais de 6% na bolsa de Londres