Cafeicultores têm até sexta para manifestar intenção de renegociação

Publicado em 30/01/2014 07:15

Termina no dia 31 de janeiro, sexta-feira, o prazo para que cafeicultores beneficiados pela Resolução 4.301, de 9 de janeiro de 2014, formalizem intenção de renegociação junto às instituições financeiras credoras. Após se inscreverem, os produtores terão até 15 de julho para concretizar a renegociação das parcelas das operações de crédito referentes a custeio, investimento e comercialização, situadas no intervalo entre julho de 2013 e junho de 2014.

A medida do Conselho Monetário Nacional (CMN) altera o art. 1º da Resolução 4.289, de 22 de novembro de 2013, que trata da renegociação de parcelas de financiamentos rurais vinculadas às lavouras de café arábica. O novo texto manteve a autorização para a revisão das parcelas vencidas e vincendas no período de 1º de julho de 2013 a 30 de junho de 2014, passando a estender a autorização para as operações de crédito rural referentes a custeio, investimento e comercialização.

Contratos de Opção

Cooperativas e produtores que adquiriram contratos de opção de venda de café nos leilões realizados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no ano passado vão decidir em março se exercem seu direito de entregar o produto ao governo.

O preço de referência da Conab para o café arábica nas opções é de R$ 343 por saca. Mas a operação tem custos, como os relativos ao depósito do produto e impostos. Foram feitos leilões de opções para 3 milhões de sacas de café.

Documento com as demandas do setor

As lideranças da cadeia produtiva do café - produtores, torrefadoras, indústria e exportadores - pretendem entregar, nos próximos dias, um documento contendo a proposta de política para café do setor ao ministro Antônio Andrade.

As principais reivindicações e as demandas de curto, médio e longo prazo foram elaboradas durante o seminário “Os Rumos da Política Cafeeira no Brasil”, realizado pelo Conselho Nacional do Café (CNC) e pela Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) nos dias 18 e 19 de dezembro do ano passado.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Mapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário