Café: cotações sobem mais de 500 pts em NY com chuvas escassas no Brasil

Publicado em 24/02/2014 08:59 e atualizado em 24/02/2014 09:43

A segunda-feira(24) inicia com fortes altas para o café arábica na Bolsa de Nova Iorque. A constatação de que as chuvas dos últimos dias não foram suficientes para reverter o quadro de prejuízo nas lavouras e a previsão de clima seco para os próximos dias , principalmente na região Sudeste do país, ajudam a dar o tom positivo ao mercado. Por volta das 9h15 (Brasília) os contratos com entrega em março/14 trabalhavam a 174,40 centavos de dólar por libra-peso, com alta de 585 pontos. Maio subia 525 pontos a 174,75 centavos e o vencimento setembro trabalhava a 178,10 centavos de dólar por libra peso, queda de 520 pontos.  

De acordo com o relatório semanal do Escritório Carvalhaes, o rompimento do bloqueio atmosférico e o avanço de uma frente fria sobre as regiões produtoras de café do sudeste brasileiro trouxeram chuvas desiguais e insuficientes para estancar as perdas para a safra brasileira de café deste ano e do próximo. Houve um aumento da umidade e as temperaturas médias caíram um pouco, mas a situação ainda está longe de se normalizar. E a situação ainda não deve se normalizar no decorrer dessa semana segundo a Climatempo. 

No período entre 23 e 27 de fevereiro, a chuva aumenta na Região Sul, principalmente sobre Santa Catarina e o Paraná. Já, grande parte do Sudeste volta a passar por um período seco e quente. Em Minas Gerais, mesmo com a previsão de alguma chuva para as áreas do Sul, Triângulo e oeste mineiros, os volumes acumulados não são expressivos. O solo continua seco nos próximos dias na maior parte do Estado.

 

Figura 2: Previsão de chuva acumulada no período entre 23 e 27 de fevereiro

Chuva acumulada entre 23 e 27 de fevereiro

 

Os estragos nas lavouras cafeeiras variam de intensidade conforme a região atingida, são irreversíveis para a safra 2014 e prejudicarão também a de 2015. Somente após a regularização das chuvas é que os agrônomos poderão quantificar as perdas.

Na última sexta-feira (21) o mercado teve uma sessão muito volátil com o vencimento Maio/14 , variando mais de 600 pontos entre as máximas do dia (174,60) e as mínimas (168,30). Apesar da sensação generalizada de falta de oferta para as próximas safras, as previsões de chuvas no Brasil para as regiões cafeeiras deixaram o humor dos investidores bastante instável.

 Os contratos com entrega em março/14 fecharam a 168,55 centavos de dólar por libra-peso, com queda de 25 pontos. Maio fechou a 169,50 centavos, ganho de 5 pontos e o vencimento setembro encerrou valendo 172,90 centavos de dólar por libra peso, queda de 20 pontos. 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário