Café: Safras estima comercialização do Brasil 2013/14 em 85% até último dia 31

Publicado em 11/04/2014 11:03

A comercialização da safra de café do Brasil 2013/14 (julho/junho) chegou a 85% até o dia 31 de março. O dado faz parte de levantamento de SAFRAS & Mercado. Os trabalhos estão avançados em relação ao ano passado, quando, até 31 de março de 2013, 75% da safra 2012/13 estava comercializada. Há ligeiro atraso em relação à média dos últimos 5 anos, que aponta que 86% da produção normalmente já está negociada no período.
 
Em relação ao mês de fevereiro, houve avanço de oito pontos percentuais na comercialização até 31 de março.
 
Com isso, já foram comercializadas 45,11 milhões de sacas de 60 quilos, tomando-se por base a estimativa de SAFRAS & Mercado, de uma safra 2013/14 de café brasileira de 52,9 milhões de sacas.
 
Segundo o analista de SAFRAS & Mercado, Gil Barabach, os preços bastante elevados no princípio de março estimularam as vendas e puxaram o ritmo, compensando a perda de dinamismo do final do mês. Assim, a comercialização anda bem e o fluxo de vendas se distancia da realidade de um ano atrás, quando as vendas estavam em 75%. “Teremos um final de temporada típico, com oferta escassa e produtor mais capitalizado”, comenta.
 
As vendas de café da safra nova, que ganharam força em fevereiro, perderam um pouco de dinâmica agora em março, diz o analista. “A incerteza em relação à safra futura é um dos entraves aos negócios antecipados”, aponta. Os números preliminares apontam um comprometimento entre 16% a 17% da safra, com vendas de café girando em torno de 9 milhões de sacas, sendo algo como 8 milhões de arábica e pouco mais de 1 milhão de conillon. O percentual tem por base uma produção entre 48 a 49 milhões de sacas. Em fevereiro, o percentual vendido estava entre 13% a 15%, ou seja, evoluiu pouco, mesmo com o preço alto do começo de março, aponta Barabach. A média histórica para o período gira entre 16% a 18%.

Segue tabela com levantamento de comercialização da safra 2013/14, tomando-se por base a estimativa de SAFRAS para a produção, até 31 de março:

Comercialização de Café - Safras & Mercado

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Safras & Mercado

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário