Café: mercado volátil em NY com cotações sem direção definida

Publicado em 05/05/2014 10:15

O café arábica negociado na Bolsa de Nova Iorque registra cotações em alta nesta segunda-feira(05) depois de iniciarem o dia no vermelho.  Por volta das 10h35(Brasília) os contratos com vencimento em julho/2014 operavam a 204,80 centavos de dólar por libra-peso, alta de 160 pontos em relação ao fechamento anterior. Setembro/2014 operava a 206,90 centavos de dólar por libra-peso, valorização de 160 pontos e o vencimento Dezembro/2014 trabalhava com ganhos de 125 pontos a 209 centavos de dólar por libra-peso. O mercado começou o dia dando sequência ao movimento de realização de lucros que iniciou na semana passada após previsões de clima favorável ao andamento da colheita no Brasil , mas no meio da manhã inverteu a direção, interrompendo o que seria a quarta sessão consecutiva de baixa.  

 Vale lembrar que o mercado avalia a queda dos estoques globais diante de uma safra menor no Brasil em 2014, em função do clima seco em janeiro e fevereiro. 

Na última sexta-feira (02) os negócios com o café arábica encerraram a sessão com pequenas perdas na Bolsa de Nova Iorque (Ice Futures US). Com quedas abaixo dos 100 pontos, os vencimentos não perderam o patamar dos 200 centavos de dólar por libra-peso. 

Os contratos para entrega em maio perderam 85 pontos e fecharam em 200,60 centavos de dólar por libra-peso. O contrato julho perdeu 95 pontos e encerrou em 203,20 cents. O contrato dezembro teve queda de 95 pontos e encerrou a sessão valendo 207,75 cents / libra-peso. 

De acordo com o analista de mercado Eduardo Carvalhaes, o feriado do dia 1º de maio fez com que os negócios ficassem mais lentos, o que pode ter influenciado a queda nos preços. Ele afirma, no entanto, que o desempenho do mercado do café continua positivo. “Esta semana fechamos com 380 pontos de baixa, mas vemos que o mercado está firme este ano. Das 17 semanas que tivemos, apenas quatro foram negativas”. 

Carvalhaes explica ainda que, apesar do início precoce da colheita em diversas regiões produtoras, o andamento ainda está lento, e alguns cafeicultores colheram cafés ainda verdes. “As colheitas realizadas ainda não são representam o cenário desta safra... Acredito que teremos amostras mais representativas no final de maio e só teremos um panorama melhor sobre o tamanho desta safra no final de junho”.

A trader sul-africana I&M Smith também informou em seu relatório diário que o feriado fez com que o mercado ficasse mais quieto, com volumes de fixação de preços relativamente baixos. A trader também informa que, apesar das notícias de chuvas em Minas Gerais e em outros estados produtivos do Brasil, o mercado do café deve continuar altista, ao menos no curto prazo.  

Os preços do café também tiveram pequenas quedas no mercado físico. A saca de 60 kg do café tipo 6, bebida dura, perdeu 1,20% em Maringá-PR, onde é negociada a R$ 420,00. Em Poços de Caldas-MG, a saca é comercializada a R$ 460,00, depois de uma queda de 2,13%. 

Tags:

Fonte: Noticias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Com preocupação com o Vietnã e tempo mais seco no Brasil, café abre semana com valorização
Cooxupé anuncia abertura de empresa com atuação no mercado de seguros
Cecafé participa de evento que destaca importância do café ao ES e ao país
Programação do 24º Seminário Internacional do Café está definida
Cecafé discute devida diligência em direitos humanos com governo dos EUA