Cafeicultura participa do ano internacional

Publicado em 13/05/2014 10:22

A Organização das Nações Unidas - ONU declarou 2014 como o ano internacional da agricultura familiar e a cafeicultura tem grande participação, pois o Brasil possui mais de 285 mil estabelecimentos rurais de produtores de café e a maioria das propriedades consistem na cafeicultura familiar.

De acordo com a FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), o objetivo do ano é promover a ampla discussão e cooperação mundial para aumentar a conscientização e o entendimento dos desafios que os pequenos agricultores enfrentam. As discussões pretendem identificar maneiras eficientes de apoiar a agricultura familiar.

Para o professor Juarez Sousa e Silva, que desenvolve pesquisas na Universidade Federal de Viçosa (UFV) e integrante do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café, os pequenos cafeicultores, com exceção dos organizados no sistema de cooperativas, têm poucas possibilidades de comercializar a produção diretamente com os mercados consumidores ou aguardar por melhores preços, porque não produzem café com agregação de valor e vendem o produto a atravessadores que pagam um preço abaixo do mercado. “Entretanto, pesquisadores do Consórcio desenvolvem e transferem tecnologias em pós-colheita, entre outras de interesse da lavoura cafeeira. Ao mesmo tempo, vêm produzindo e disponibilizando material bibliográfico, em linguagem simples, para a construção e utilização das tecnologias com eficiência comprovada”, acrescenta Juarez.

Tags:

Fonte: Mapa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Em dia de baixas generalizadas, arábica recua mais de mil pontos em Nova York
Cecafé promove evento na UE para atestar que cafés do Brasil atendem novas regras
Café acompanha dia de aversão e recua mais de mil pontos em Nova York
Café: Colômbia exporta primeiros contêineres comprovando que atende as regras da UE
Faleceu Carlos Castañeda, um dos cafeicultores que personificou o icônico Juan Valdez