Café: Mercado encerra neutro em NY, com redução dos negócios

Publicado em 22/05/2014 18:09

O mercado do café arábica teve uma sessão quieta e com poucas negociações nesta quinta-feira (22) na Bolsa de Nova Iorque (Ice Futures US). Os contratos começaram o dia em queda, mas encerraram com menos de 10 pontos de alta. 

O vencimento julho encerrou em 181,35 centavos de dólar por libra-peso e queda de 5 pontos, setembro fechou em 183,70 cents e dezembro ganhou 5 pontos, encerrando em 187 cents / libra-peso. Ao longo da sessão, alguns vencimentos chegaram a perder o patamar de 180 centavos de dólar. 

A incerteza de investidores a respeito do real tamanho da safra brasileira continua deixando o mercado volátil, de acordo com analistas. As notícias a respeito do aumento da incidência de ferrugem do café em lavouras da América Central, que poderia atuar como fator altista, parece não estar mexendo com o mercado. 

De acordo com o corretor Lúcio Ribeiro Júnior, da Flavor Coffee, a ferrugem já está na região há muito tempo, por isso não deve mexer com o mercado. 

O analista de mercado Eduardo Carvalhaes ressalta que o mercado está mais calmo porque os produtores estão recusando as ofertas baixas que estão sendo feitas pelo café 

Venda de estoques governamentais
A resolução do governo federal de colocar até 397 mil sacas de café dos estoques públicos à venda, publicada ontem (21) no Diário Oficial da União, já está mobilizando alguns representantes do setor que vêem a ação como negativa para os preços. Líderes da cafeicultura estariam se mobilizando para evitar as vendas ou mesmo reduzir o volume vendido. 

De acordo com Eduardo Carvalhaes, apesar de colocar mais produto no mercado, a ação do governo poderia ter um efeito altistas nos preços. “O mercado internacional pode entender esta venda como um sinal extremo de que a escassez de oferta está tão grande que o governo precisa vender seus estoques”. 

O mercado físico registrou fechamento misto. O café tipo 6, bebida dura, teve alta de 2,33% em Varginha-MG e a saca de 60 kg é vendida a R$ 440,00. Já em Poços de Caldas-MG a saca perdeu 2,44% e fechou o dia valendo R$ 400,00.    

Tags:

Por: Fernanda Bellei
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Após fortes oscilações, mercado cafeeiro fecha sessão desta 3ª feira (23) em lados opostos nas bolsas internacionais
Preços do café robusta sobem em Londres na manhã desta 3ª feira (23) diante demora nas vendas no Vietnã
Média de embarques e faturamento do café torrado nos 15 dias de dezembro/25 recuam no comparativo com mês inteiro do ano passado
Chuvas abaixo do esperado no BR consolidam ganhos do café arábica no fechamento desta 2ª feira (22)
Mapa alerta para café torrado com irregularidades
Mercado cafeeiro mantém volatilidade e avançava moderadamente na manhã desta 2ª feira (22)