Funcafé libera R$ 800 mil para cafeicultura em MG

Publicado em 27/06/2014 17:49

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater/MG) firmaram parceria no valor de R$ 800 mil com o objetivo de apoiar a realização das etapas do Circuito Mineiro de Cafeicultura em 2014 e 2015, além de atividades para a qualificação de extensionistas e de cafeicultores mineiros. A iniciativa visa promover o desenvolvimento da atividade cafeeira em mais de 500 municípios mineiros produtores de café.

A qualificação contará também com a distribuição de materiais sobre a cadeia produtiva do café e visitas técnicas de extensionistas da Emater/MG. A intenção é orientar os cafeicultores no aspecto produtivo, social, econômico e ambiental acerca das atividades que executam. 

A secretária de Produção e Agroenergia, Cleide Laia, ressalta a importância da iniciativa. “Minas Gerais responde por 53,89% da produção brasileira de café e gera mais de 4 milhões de empregos diretos e indiretos, o que mostra sua importância não só econômica, mas também social para o estado e o Brasil. Esta parceria buscará melhorar a qualidade de produção e aumentar a produtividade, além de diminuir os custos de produção e ampliar a renda dos cafeicultores”. 

As etapas em 2014 do Circuito Mineiro de Cafeicultura serão realizadas em 13 municípios de MG: Três Pontas; Paraguaçu; Andradas; Nova Resende; Guaxupé; Ouro Fino; Pedralva; Lavras; Campo Belo; Carmo da Cachoeira; Passos; Claraval e Boa Esperança. Em 2015, está prevista a realização de 30 eventos em municípios a serem definidos em janeiro de 2015. O Circuito levará informações técnicas aos participantes e possibilitará a integração entre agricultores, técnicos, lideranças municipais, universidades, institutos federais, instituições de pesquisa, cooperativas, indústria e comércio desta cadeia produtiva, mediante palestras e/ou demonstrações técnicas. 

As demais atividades incluirão a realização de cursos de capacitação sobre gestão da implantação, produção, colheita, processamento, armazenamento e comercialização de café para 160 extensionistas da Emater/MG, que com os conhecimentos adquiridos promoverão três assistências técnicas para cerca de 6.200 cafeicultores, totalizando 18.600 visitas de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER). E, ainda, serão produzidos e disponibilizados materiais técnicos e folhetos aos cafeicultores, abordando temas como implantação de cafezais, manejo de cafezais em produção, colheita e preparo, boas práticas ambientais na cafeicultura, distúrbios fisiológicos, pragas e doenças do cafeeiro, entre outros.

Tags:

Fonte: Mapa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café: Sem físico no Brasil, bolsas têm novos ajustes nos preços nesta 4ª feira
Café: Nova York e Londres estendem baixas no primeiro pregão de maio
Em dia de baixas generalizadas, arábica recua mais de mil pontos em Nova York
Cecafé promove evento na UE para atestar que cafés do Brasil atendem novas regras
Café acompanha dia de aversão e recua mais de mil pontos em Nova York