Café: novo movimento técnico gera quedas de 150 pontos em NY

Publicado em 03/07/2014 17:49

O mercado de café arábica voltou a cair nesta quinta-feira (03) na Bolsa de Nova Iorque (Ice Futures US). O decréscimo para os principais contratos foi de 150 pontos. 

“Além de posicionamento técnico, os traders estão jogando para baixo neste momento para segurar um pouco os valores, porque quando a quebra da safra brasileira for confirmada, os preços vão estourar”, explicou o corretor da Corsica Marcelo Bueno. 

Os contratos com entrega para setembro fecharam em 171,80 centavos de dólar por libra-peso. Já o vencimento dezembro encerrou em 175,45 cents/libra-peso. Março/2015 anotou 178,70 cents/libra-peso, enquanto maio/2015 teve 180,50 centavos/libra-peso. 

“O cenário de café futuro é positivo, mas no momento essa queda foi técnica. O mercado está deixando os valores que julgam justos em 165 a 180 centavos/libra-peso, mas a médio-prazo a realidade deve ser outra, até mesmo pelo aumento do consumo do café”, analisou Mauro Lúcio de Lima da InvestBras Ltda.

Arábica x Conilon
A “Torre de Babel” permanece sobre o mercado de café. Enquanto projeções oficiais dão estimativas de que a safra brasileira gire em torno de 46 milhões de sacas. Outra questão “paira no ar”: quanto será a proporção para café arábica e quanto será para café conilon (robusta)?

O banco holandês Rabobank divulgou um relatório em que confirma o número já projetado de 46 milhões de sacas para o total de café produzido no Brasil, mas indica 28,5 milhões para o café arábica, ou seja, uma estimativa de que o café conilon tenha produção de 17,5 milhões. 

“Quando você fala em 46 milhões para o total, eu entendo como um número plausível, mas 28,5 milhões de café arábica e 17,5 milhões de café conilon é uma loucura. Se fosse real esse número, Londres não estaria subindo”, analisou Marcus Magalhães da Maros Corretora.

Já Marcelo Bueno disse ter andado em muitas lavouras de café conilon e confirmado que a oferta para esse tipo de grão é realmente grande. “Eu acredito sim no aumento da produção do café conilon e projeto que chegue em 16 a 17 milhões de saca neste ano.”

Enquanto isso, a Bolsa de Nova Iorque pode também ser afetada por essas especulações, jogando as cotações para baixo, já que os 46 milhões projetados no total não refletiriam grandes prejuízos na safra nacional para este ano. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Talita Benegra
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • victor angelo p ferreira victorvapf nepomuceno - MG

    CAFÉ-O mercado deveria ter um referencial em volume de negócios para legitimar uma baixa ou mesmo uma alta...Se transita pela bolsa um número insignificante de café, como pode aquele preço ser referencial de uma abertura no outro dia...Mil, um milhão de sacas negociadas...Quantidades negociadas deveriam ser anunciadas junto com os informes de baixa ou alta obviamente para dar respaldo ao fato! Com relação a este texto especulativo de baixa: Qual foi o movimento naquela bolsa, de venda de Café? Uma saca? Duas? Mil? Um milhão? Porque pelo que estou vendo, café mesmo, entrando nas Cooperativas, pelos informes, é muito pouco em relação ao ano passado! Resumindo:È muito importante sabermos o volume negociado nas bolsas também!

    0