Café: novos ajustes técnicos apóiam leves altas em NY

Publicado em 08/07/2014 09:50

Após quedas nas duas últimas sessões, o mercado de café arábica esboça leve reação na manhã desta terça-feira (08) na Bolsa de Nova Iorque (Ica Futures US). Os contratos negociados variam em 20 a 55 pontos positivos.

O vencimento setembro trabalha às 9h34 (horário de Brasília) a 171,34 centavos de dólar por libra-peso. Dezembro anota 175,00 cents/libra-peso. Março/2015 registra 178,60 cetns/libra-peso, com acréscimo de 55 pontos e maio/2015 apresenta 180,20 centavos/libra-peso.

Segundo analistas entrevistados pelo site Notícias Agrícolas, as oscilações no mercado de café seguem brandas apoiadas em movimentos técnicos até que novas informações contundentes, principalmente em relação à safra brasileira, movimentem as cotações de forma relevante. 

Veja como fechou a sessão de ontem:

Café: NY fecha em baixa após dia negativo no mercado financeiro

A volatilidade no mercado de café arábica se fez presente mais uma vez na sessão desta segunda-feira (07) na Bolsa de Nova Iorque (Ice Futures US). As máximas para o vencimento setembro chegaram a 172,80 centavos de dólar por libra-peso, enquanto as mínimas apresentaram 166,10 cents/libra-peso, 670 pontos de diferença. 

O analista Fabiano Odebrechet acredita que o anúncio feito pela diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional, Christine Lagarde, sobre possível redução no crescimento mundial esperado possa ser a justificativa para o registro de mais baixas. “Não há nada específico no mercado que fundamente essa queda de hoje, a não ser isso.”

O mercado fechou com leves quedas entre 50 a 70 pontos para os contratos mais negociados. O vencimento setembro encerrou em 171,00 cents/libra-peso. Dezembro anotou 174,75 centavos/libra-peso. Os contratos com entrega para março/2015 registraram 178,05 cetns/libra-peso e maio/2015 cravou o patamar dos 180,00 cents/libra-peso. 

Apesar das últimas quedas em NY, analistas e produtores acreditam que esses ajustes técnicos estejam justos para esse período. “Se pensarmos que em fevereiro, o café chegou a 100,00 cents/libra-peso e que agora está entre 160,00 a 170,00 centavos/libra-peso, podemos concluir que os valores não estão ótimos, mas bons”, disse Fabiano.

O presidente do Conselho Regional de Café da região de Guaxupé-MG, Fernando Barbosa, concorda com a análise. “No momento, o mercado está equilibrado, o consumo e a quantidade estão dentro da balança. Mas, a quebra brasileira vai se confirmar e diante disso, vai faltar café de boa qualidade, com peneiras acima de 15, e a tendência para os próximos meses é de alta.” 

Enquanto o mercado está baixista, os produtores com melhores condições seguram seus estoques, visando melhores negociações em um futuro próximo. “Eu aconselho a todos os produtores que têm dívidas, a venderem seus estoques e pagá-las. Não é certo segurar café precisando de dinheiro. Mas para quem consegue segurar, a tendência para o futuro é de alta”, explicou o analista. 

“Alguns produtores que precisam quitar débitos estão vendendo cafés mais fracos, com resíduos e assim segurando os de melhor qualidade para tentar um valor melhor”, concluiu Fernando.

 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Talita Benegra
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário