Café no mundo: China investe para aumentar consumo interno

Publicado em 10/07/2014 14:07

O estado de Yunnan - no sudoeste da China - anunciou a construção de um centro nacional de café na cidade de Pu’er.

Segundo o vice-prefeito de Pu’er, Yang Weidon, o projeto nas mãos do governo e da empresa Yunnan Jinyuan Flor Industry Co Ltd vai criar uma plataforma de negociação para reduzir os impactos da variação dos preços globais. 

Apesar de ser uma área em que a preferência pelos chás é maior, o café da cidade luta pelo reconhecimento, o que tem sido uma situação complicada, já que a flutuação dos preços globais não te favorecidos os produtores.

Os grãos de Yunnan são utilizados como matéria-prima para as grandes marcas de café do mundo, mas ainda não conseguiu conquistar o mercado interno, deixando a indústria à mercê das marcas. 

A região tem 120.000 hectares destinados ao café e produz anualmente mais de 90.000 toneladas, correspondente a 98% do total da produção chinesa. 
O projeto confirma a grande crescente de café especial em centros urbanos da China e enquanto a maioria apoiar as lojas vendendo café arábica, mesmo que por modismo, e continuar a beber o chá, as perspectivas são de aumentar esse mercado. Mas, as esperanças de produtores mundiais de a população chinesa de forma maciça consumir a bebida ainda é um sonho em longo prazo. E mesmo quando esse cenário começar a surgir, países vizinhos devem aumentar a produção para ganhar esse mercado que todos têm interesse. 

Já o Vietnã provou suas habilidades em produzir cafés de alto rendimento e é um fornecedor importante para o mercado chinês. As especializações vietnamitas já estão impactando Laos e seguindo em Mianmar e Camboja. 

Esse cenário indica que haverá aumento da produção na região, que consequentemente vai crescer também a quota da Ásia na produção mundial, que representa até o momento cerca de 30% do total produzido. 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Talita Benegra
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário