Café: Preço dos fertilizantes eleva em 0,70% custo total da cafeicultura no ano

Publicado em 14/07/2014 11:21

No segundo trimestre de 2014, o Custo Operacional Total (COT) dos produtores de café arábica cresceu, tendo apresentado aumento médio de 0,70%, segundo dados do boletim “Ativos do Café”, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Mas em duas áreas tradicionais, Abatiá (PR) e Guaxupé (MG), os custos com a utilização de fertilizantes apresentaram queda em razão mecanização da lavoura. A CNA identificou que os gastos com fertilizantes, entre abril e junho deste ano, foram responsáveis por 22,48% do total do COT.

Nas demais regiões produtoras do café arábica - Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Bahia - ocorreu um aumento médio de 3,74% nos custos de produção, onerando o produtor e reduzindo sua margem de lucro. Os defensivos agrícolas também influenciaram na composição final do COT e representaram, em média, 10,09% dos gastos totais do cafeicultor. Os municípios de Manhumirim e Monte Carmelo, em Minas Gerais, apresentaram resultado diferente, com redução de 0,37% e 2,34%, respectivamente, nos custos de produção dos defensivos também em razão da lavoura ser mecanizada.

Diante desse quadro, segundo o estudo da CNA, a situação financeira do produtor de café arábica foi desfavorável. Entre abril e junho deste ano, por exemplo, a partir da intensificação da colheita da safra 2013/2014, os preços médios de venda apresentaram queda de 9,80%.  A margem líquida da cafeicultura foi negativa em todos os municípios onde a produção do café arábica é feita manualmente, no segundo trimestre deste ano.

A CNA destaca, no entanto, que somente será possível uma posição definitiva sobre a questão dos custos do café arábica para o produtor quando toda a colheita da safra 2013/2014 for concluída. O fato é que os preços seguiram a lei da oferta e demanda, depreciando os ganhos do cafeicultor, conclui o estudo.

Clique aqui e leia o boletim na íntegra 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
CNA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário