Café: preços caem nos quatro indicadores da OIC e tem queda de 7,3% na média mensal composta

Publicado em 14/07/2014 16:47

Dados do relatório mensal divulgado pela OIC (Organização Internacional do Café) apontaram em junho queda de 7,3% na média mensal do indicador composto em relação ao mês de maio para registrar 151,92 centavos de dólar por libra-peso – menor nível desde fevereiro. 

Todos os quatro índices individuais caíram. Os Suaves Colombianos apresentaram baixa de 7,8%, os Outros Suaves registraram decréscimo de 7,6%, Naturais Brasileiros caíram 9,1% e o Robusta perdeu 4%. 

Segundo a OIC, as cotações desceram por conta da falta de consenso sobre a quebra na safra brasileira, além de estoques suficientes para abastecer a demanda global no momento. 

Apesar das quedas, a volatilidade do mercado de café foi menor em junho, se comparado a maio. 

As exportações totais em maio de 2014 foram estimadas em 9,6 milhões de sacas de 60 quilos, índice 5,6% inferior ao mesmo mês de 2013. Isso se deve principalmente aos problemas climáticos e doenças enfrentadas pelos produtores da América Central, o qual resultou na quebra da safra de alguns países. 

Com base nas informações disponíveis atualmente, os dados divulgados mostram uma produção total no ano safra 2013/2014 em cerca de 145,2 milhões de sacas, praticamente inalterado em relação ao ano anterior, pois apesar de perdas na América Central, o cenário da produção colombiana é positivo, com expectativa de crescimento. Nos nove primeiros meses do ano cafeeiro, a Colômbia produziu 8,8 milhões de sacas, índice 21,5% superior ao mesmo período do ano passado. 

Já a produção total de café robusta deve ser aumentada em 6%, para 59,9 milhões de sacas, ante 56,5 milhões de sacas do ano anterior. Isso se deve principalmente à safra recorde no Vietnã, onde se estima 27,5 milhões de sacas, embora a Indonésia possa apresentar ligeira queda no número estimado de 11,67 milhões de sacas. A produção na Índia também foi revisada levemente para baixo devido às chuvas de monção. 

Com informações da OIC

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Talita Benegra
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário