Café arábica reage modestamente em NY diante de informações novas

Publicado em 16/07/2014 16:46

As cotações de café na Bolsa de Nova Iorque (Ice futures US) desta quarta-feira (16) recuperaram uma pequena parte dos valores perdidos nesta última semana, após sessão muito volátil. Essas leves altas podem estar apoiadas em dados divulgados em sites internacionais que indicam queda de 23% na produção da Cooxupé – maior cooperativa de café do mundo – em relação ao ano anterior. 

Sendo assim, o vencimento setembro encerrou em alta de 55 pontos, para 162,50 centavos de dólar por libra-peso. Os contratos com entrega para dezembro e março/2015 acrescentaram 60 pontos e anotaram 166,30 cents/libra-peso e 169,70 cents/libra-peso respectivamente. Enquanto o maio/2015 registrou 171,85 centavos/libra-peso. 

“Essa volatilidade deve continuar, com índices perdidos e depois com pequenas altas. Apesar de o Funcafé ter liberado fundos para ajudar o produtor a quitar as dívidas e segurar o café, o mercado ainda não reagiu porque os grandes compradores estão em férias e o cenário é de poucas negociações. O risco para o produtor brasileiro é que quando o comprador necessitar realmente de café, ele pode buscar em outro lugar por falta de oferta”, explicou Fernando Barbosa - presidente do Conselho Regional de Café da região de Guaxupé-MG.

Apesar da tendência atual, Fernando prevê uma alta a partir do próximo mês quando os números do volume da safra brasileira forem concretos. 
Outra notícia que pode impulsionar as cotações para cima foi divulgada pelo Cecafé nesta quarta-feira. As exportações para a próxima safra devem atingir 32,5 milhões de sacas, ante 33,97 milhões da safra 2013/2014.

Porém no calendário 2014, as exportações aumentarão com o Brasil consumindo estoques, ou seja, o país terá que enfrentar o primeiro semestre de 2015 com estoques menores.

Em contraponto, a Comexim (grupo importador e exportador) divulgou estimativa de que a safra brasileira atinja 49,8 milhões de sacas, sendo 32,75 milhões de sacas de café arábica - redução de 12,9% em relação à safra passada - e 16,1 milhões de sacas de conillon (robusta), ante 12,2 milhões de sacas do período anterior - crescimento de 32%. 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Talita Benegra
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • joaquim augusto ribeiro do vale junior Santa Rita do Sapucaí - MG

    Cuidado com as somas,32.75+16.1-48.85 milhões de sacas de café e não 49.85 milhões como esta no artigo acima!

    0