Café: saldo positivo em NY após sessão de muita volatilidade
Muita volatilidade no mercado de café arábica nesta quinta-feira (17), na Bolsa de Nova Iorque (Ice Futures US). Os índices começaram do lado negativo da tabela, passaram a mistos e encerram em saldos positivos. A mínima para setembro anotou 161,20 centavos de dólar por libra-peso, enquanto a máxima chegou a 165,50 cents/libra-peso, indicando diferença de 430 pontos.
Os contratos com entrega para setembro tiveram alta de 135 pontos e fecharam em 163,85 cents/libra-peso. O vencimento dezembro registrou 167,70 centavos/libra-peso. Março/2015 e maio/2015 subiram 145 pontos, para 171,15 cents/libra-peso e 173,30 cents/libra-peso respectivamente.
Segundo analistas de mercado, as altas para o café arábica são uma tendência, apesar de ter registrado, na última quinta-feira (10), preços mais baixos desde fevereiro. “Nós tínhamos a impressão de que o mercado ia construir um fundo na média de U$1,70 e em médio prazo dar uma esticada altista, só que ele caiu mais um pouco”, explicou Gil Barabach, analista do Safras & Mercado.
Gil acredita que a volatilidade está grande, porque no momento os compradores estão em férias de verão nos Estados Unidos e as indústrias abastecidas. Porém novidades podem agitar o mercado a partir do próximo mês. “As incertezas sobre a produção 2015 e um “susto” de abastecimento caso a quebra na próxima safra seja confirmada podem mudar esse cenário”, disse ele.
O analista chama atenção também para indícios de mudanças climáticas no segundo semestre deste ano. Notícias de que o El Niño chegue com força, inclusive na Ásia,estão sendo divulgadas e é mais um fator que pode influenciar as produções e consequentemente o mercado.
0 comentário
Preços do café se somaram à forte alta desta semana e encerram a 6ª feira (24) com ganhos de mais de 1% nas bolsas internacionais
Café em Prosa #198 - Tradição e sustentabilidade mantém a produção de café no centenário Sítio São Roque, em Mulungu/CE
Café: Mercado segue volátil e apresentando ganhos moderados nas bolsas internacionais no início da tarde desta 6ª feira (24)
Minas exportou mais café em 2024 do que produziu, contribuindo para o recorde do agro
Safra dos Cafés do Brasil totalizou 54,21 milhões de sacas de 60kg no ano-cafeeiro 2024
Mercado do café trabalha em lados opostos nas bolsas internacionais na manhã desta 6ª feira (24)