Café em alta busca recuperar valores perdidos na última semana em NY

Publicado em 18/07/2014 09:32

A manhã desta sexta-feira (18) para as cotações do café arábica na Bolsa de Nova Iorque (Ice Futures US) segue positiva, repetindo a tendência do dia anterior, que apresentou altas em torno de 140 pontos. O vencimento setembro trabalha às 9h08 (horário de Brasília) a 164,65 centavos de dólar por libra-peso. Dezembro sobe 70 pontos e anota 168,40 cents/libra-peso. Março/2015 cresce 125 pontos e vale 172,40 cents/libra-peso e maio/2015 segue com 173,30 cents/libra-peso.

Se confirmada alta nesta sessão, o mercado continua com o panorama de recuperação dos valores perdidos na última semana, quando chegou a preços mais baixos desde fevereiro. Apesar disso, analistas acreditam que o mercado vai apresentar bastante volatilidade ainda neste mês, por conta da falta de novas informações sobre o volume da safra brasileira. Os compradores também estão em férias de verão nos Estados Unidos e relativamente abastecidos e os vendedores não pressionam as vendas, buscando negociações mais lucrativas.

Um cenário que pode movimentar o mercado na próxima semana é a chegada de uma massa de ar polar que deve derrubar consideravelmente as temperaturas na região sudeste do Brasil. Os próximos dias podem, inclusive, registrar a madrugada mais fria do ano. Mesmo com índices mais baixos, o clima segue sem potencial de geadas. 

Veja como fechou a sessão de ontem:

Café: saldo positivo em NY após sessão de muita volatilidade

Muita volatilidade no mercado de café arábica nesta quinta-feira (17), na Bolsa de Nova Iorque (Ice Futures US). Os índices começaram do lado negativo da tabela, passaram a mistos e encerram em saldos positivos. A mínima para setembro anotou 161,20 centavos de dólar por libra-peso, enquanto a máxima chegou a 165,50 cents/libra-peso, indicando diferença de 430 pontos. 

Os contratos com entrega para setembro tiveram alta de 135 pontos e fecharam em 163,85 cents/libra-peso. O vencimento dezembro registrou 167,70 centavos/libra-peso. Março/2015 e maio/2015 subiram 145 pontos, para 171,15 cents/libra-peso e 173,30 cents/libra-peso respectivamente. 

Segundo analistas de mercado, as altas para o café arábica são uma tendência, apesar de ter registrado, na última quinta-feira (10), preços mais baixos desde fevereiro. “Nós tínhamos a impressão de que o mercado ia construir um fundo na média de U$1,70 e em médio prazo dar uma esticada altista, só que ele caiu mais um pouco”, explicou Gil Barabach, analista do Safras & Mercado.

Gil acredita que a volatilidade está grande, porque no momento os compradores estão em férias de verão nos Estados Unidos e as indústrias abastecidas. Porém novidades podem agitar o mercado a partir do próximo mês. “As incertezas sobre a produção 2015 e um “susto” de abastecimento caso a quebra na próxima safra seja confirmada podem mudar esse cenário”, disse ele.

O analista chama atenção também para indícios de mudanças climáticas no segundo semestre deste ano. Notícias de que o El Niño chegue com força, inclusive na Ásia,estão sendo divulgadas e é mais um fator que pode influenciar as produções e consequentemente o mercado. 

Tags:

Por: Talita Benegra
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Com preocupação com o Vietnã e tempo mais seco no Brasil, café abre semana com valorização
Cooxupé anuncia abertura de empresa com atuação no mercado de seguros
Cecafé participa de evento que destaca importância do café ao ES e ao país
Programação do 24º Seminário Internacional do Café está definida
Cecafé discute devida diligência em direitos humanos com governo dos EUA