Café: dia ruim para o arábica com quedas de até 460 pontos em NY

Publicado em 22/07/2014 15:34

Dia negativo na Bolsa de Nova Iorque (Ice Futures US) para o mercado de café arábica. Em sessão de grande volatilidade, as máximas para setembro chegaram a 173,60 centavos de dólar por libra-peso, enquanto as mínimas apresentaram 166,60 cents/libra-peso, diferença de 700 pontos. 

O vencimento setembro encerrou em 168,30 cents/libra-peso. Os contratos com entrega para dezembro fecharam em 172,10 centavos/libra-peso. Já março/2015 e maio/2015 perderam 460 pontos e anotaram 175,50 cents/libra-peso e 177,65 cents libra-peso respectivamente.

Depois de três sessões em alta, onde as cotações foram maiores desde abril, os preços caíram fortemente neste pregão. Um motivo para essa movimentação abrupta pode ser o reposicionamento dos fundos.

Apesar da queda em NY, produtores brasileiros continuam relatando grande quebra em suas safras. “Como produtor de café há mais de 50 anos, noticio que, durante esse tempo nunca presenciei uma quebra de produção tão drástica em minhas propriedades”, expôs o cafeicultor Pedro Aparecido Sebaio. 
Pedro possui lavouras em Carlópolis/PR e Patrocínio/MG. Na primeira, a quebra calculada é de 50%. “A seca prejudicou o tamanho dos cafés. Eu tive produtividade, mas o café está chocho, os grãos miúdos. Há dois anos que não consigo peneiras acima de 17 (tamanho para exportação)”, detalhou ele. Em Minas Gerais, o cafeicultor perdeu a produção do ano por conta de uma chuva de granizo e teve que esqueletar a lavoura para que consiga colher no próximo ano. Isso, se a florada for boa, porque pela análise dele, “o crescimento dos galhos foi pequeno e onde nasceriam 10 flores, vão vir apenas 5”, completou ele.

Veja também "Juan Valdez chega a Miami no momento em que a Starbucks entra na Colômbia", clique aqui

 

Tags:

Por: Talita Benegra
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café: Perspectivas de chuvas no BR consolidam novamente baixas em NY no fechamento desta 6ª feira (19)
Consumidores de café dos EUA enfrentam preços mais altos mesmo após retirada de tarifas
Preços do café caminhavam em lados opostos nas bolsas internacionais na manhã desta 6ª feira (19)
Preços do café recuam nas bolsas internacionais e atingem mínimas de 4 meses nesta 5ª feira (18)
Região de Franca/SP registra bom pegamento da florada do café para safra 2026
Preços do café no Vietnã caem ao menor nível desde março de 2024 com aumento da oferta