Geada não afetou o berço cafeeiro, mas queimou algumas folhas, veja imagens:

Publicado em 08/08/2014 14:27

Nas regiões de bebida de qualidade boa no Estado de Minas Gerais, em Nova Resende, São Pedro da União, Bom Jesus da Penha e Juruaia tiveram uma pequena geada nesta sexta-feira (08), porém ocorreram nas baixadas, não afetando o parque e berço cafeeiro. Na avaliação dos produtores não provocou nenhum prejuízo para o café, apenas algumas requeimas nas folhas novas, mas nada impactante. 

 

Na avaliação geral, a produção de 2014 será reduzida acima dos relatos de quebra de safra provocados pela seca em meados de janeiro até 12 de fevereiro 2014, sabendo que no ano teria uma possibilidade da vinda do fenômeno El Niño, a produção teve uma aceleração na colheita e os resíduos apareceram em grandes quantidades. Agora, teremos redução de cafés de qualidade, quebra de 35% do estimado pelos analistas e mesmo assim, o mercado segue espremido pela volatilidade, crendo ainda que teremos uma produção boa. 

Está começando aparecer no lugar das flores, folhas e galhos. O fechamento da colheita deve ser de enorme redução da quantidade do produto. Conversando com os caminhoneiros, eles relataram que em outros anos como 2012 faziam 120 viagens, já no ano passado fez-se apenas 70 viagens e agora em 2014 apenas 20 viagens.

Tags:

Fonte: Fernando Barbosa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

#RotadoCafé: Conheça a história do Alado Coffee; sucessão, sustentabilidade e qualidade na xícara
Oscar do Agronegócio é do café: Na categoria produtor rural, Ucha leva reconhecimento pelas ações que vem realizando no setor cafeeiro
Em semana de pressão, robusta recuou 14,70%, arábica 10,56% e mercado monitora chuvas
2ª Jornada: 'O mercado e o café carbono neutro' reúne especialistas da cafeicultura, no Cerrado Mineiro
OIC: Exportação mundial de café tem alta de 8% em março