Café especial: cinco estados se classificam para fase nacional do Cup of Excellence - Early Harvest 2014

Publicado em 15/09/2014 15:20 e atualizado em 15/09/2014 15:59

Os profissionais de prova e classificação que compõem o Júri Nacional do 15º Cup of Excellence – Early Harvest 2014, que corresponde à centésima edição do concurso Cup of Excellence no mundo, selecionaram 150 amostras que tiveram nota mínima de 85 pontos (em uma escala de 0 a 100) e irão para a fase nacional do certame. A avaliação dos cafés – com base em tipo, cor, aspecto, umidade, defeitos e principalmente qualidade de bebida – ocorreu em Varginha (MG), de 8 a 12 de setembro, na sede da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA). A entidade organiza o evento, que conta com patrocínio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Alliance for Coffee Excellence (ACE).

De acordo com a apuração, 10 regiões produtoras, de cinco Estados, terão representantes na fase nacional do principal concurso de qualidade destinado a cafés produzidos por via úmida (cereja descascado ou despolpado) no Brasil: Sul, Cerrado, Chapada, Mantiqueira e Matas de Minas Gerais; Planalto da Bahia; Montanhas do Espírito Santo; Mogiana e Média Mogiana de São Paulo; e Norte Pioneiro do Paraná.

O Estado com maior número de lotes aprovados para a próxima etapa do concurso foi Minas Gerais, com representatividade de 81,33% (122 amostras) do total. Dos demais concorrentes, 12% são da Bahia (18 amostras); 3,33% do Espírito Santo (5 amostras); 2,67% de São Paulo (4 amostras); e 0,67% do Paraná, com uma amostra aprovada. A relação, em ordem alfabética, dos produtores que tiveram seus cafés classificados pode ser acessada no site da BSCA (https://bsca.com.br/cup-of-excellence.php?id=23).

Os lotes selecionados para a fase nacional do 15º Cup of Excellence – Early Harvest 2014 deverão ser beneficiados, preparados e depositados em um dos armazéns credenciados (vide regulamento no site da BSCA https://www.bsca.com.br) até o dia 22 de setembro. Após esta data, não serão aceitos depósitos de lotes participantes.

Na fase nacional, os lotes pré-selecionados irão à prova no período de 6 a 10 de outubro, com o anúncio do resultado previsto para o dia 11. Essas amostras passarão, então, pelo crivo da Comissão Julgadora Internacional, entre 13 e 17 de outubro, a qual fará o anúncio, na Universidade Federal de Viçosa (UFV) – instituição anfitriã do evento –, ainda no dia 17, dos vencedores que participarão do leilão do Cup of Excellence, a ser realizado em 26 de novembro de 2014.

 

AUDITORIA E APOIO

O 15º Cup of Excellence – Early Harvest 2014 é auditado pela empresa Safe Trace Café e conta com o apoio da Universidade Federal de Viçosa, da CarmoCoffees, do Centreinar e do Centro de Excelência do Café das Matas de Minas.

 

Mais informações: (35) 3212-4705 / 3212-6302 / info@bsca.com.br

 

Tags:

Fonte: BSCA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café: Sem físico no Brasil, bolsas têm novos ajustes nos preços nesta 4ª feira
Café: Nova York e Londres estendem baixas no primeiro pregão de maio
Em dia de baixas generalizadas, arábica recua mais de mil pontos em Nova York
Cecafé promove evento na UE para atestar que cafés do Brasil atendem novas regras
Café acompanha dia de aversão e recua mais de mil pontos em Nova York