Café: CNC e CNA se posicionam sobre anúncio de safra da Conab

Publicado em 17/09/2014 14:28

Ao longo dos últimos dias, fomos surpreendidos com um prognóstico e com uma estimativa para as safras brasileiras de café anunciadas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Para 2015, técnicos da estatal, absurda, incoerente e inconsequentemente, apontaram uma produção de 48,8 milhões de sacas de 60 kg, algo que o Conselho Nacional do Café (CNC) e a Comissão Nacional do Café da CNA repudiam veementemente, levando em conta os impactos que isso pode trazer na vida dos milhões de produtores de café do Brasil.

É incabível que um órgão federal divulgue dados para o ciclo cafeeiro futuro com base em tendências e estatísticas históricas, haja vista que essas tendências foram consideradas da mesa do escritório, sem sequer irem a campo, e que dados históricos servem para o passado e não para projeções futuras, principalmente considerando os aspectos fitossanitários e climáticos e os próprios tratos culturais a serem aplicados nas lavouras.

Pensando-se na safra 2015, qualquer análise ou estimativa séria, poderá ser desenvolvida somente a partir de dezembro, quando poderemos observar o pegamento ou não das floradas e quais foram os efeitos do veranico do primeiro bimestre e dos baixos índices pluviométricos e das altas temperaturas que assolam o parque cafeeiro ao longo de praticamente todo este ano.

Os pesquisadores sérios e com lida direta no campo, entre eles José Braz Matiello, da Fundação Procafé, apontam que o anúncio da Conab trouxe uma dose de amadorismo, seja na metodologia usada para chegar a esse número, seja pelo reflexo que esta divulgação pode ter no mercado. “Não digo, em princípio, que o número possa ser alto ou baixo, mas, com absoluta certeza, afirmo que não é através de aplicação de índices percentuais, de expansão ou retração, calculados por séries históricas, que se chega a um volume de safra em termos confiáveis”, destaca, em artigo.

A respeito da colheita de 2014, na terça-feira, 16, a estatal elevou sua estimativa para 45,1 milhões de sacas. O CNC e a Comissão do Café da CNA gostariam que a Conab esclarecesse esse aumento em meio a um dos piores cenários climáticos das últimas décadas. Isso porque todos os dados e informações que recebemos de cooperativas, sindicatos e associações de produtores de Minas Gerais, São Paulo e Paraná, principalmente, indicam quebras significativas, na casa média de 30%, com esse percentual oscilando para mais ou para menos conforme a origem produtora.

Vale recordar que os trabalhos de colheita ainda não foram finalizados, restando algo entre 10% e 15%, além do que se precisa apurar de fato o rendimento da safra total, ou a necessidade de grãos para se compor uma saca de 60 kg. E, diante das intempéries climáticas – incluindo a geada do ano passado no Paraná –, dos elevados déficits hídricos, já citados pelo CNC em seu balanço semanal de sexta-feira passada, e das altas temperaturas no parque cafeeiro, é certo que os grãos ficaram menores, murchos, chochos, quando não perderam sua valia de fato.

Dessa maneira e com o permanente cenário climático negativo para a fitossanidade das plantas, é impossível a safra brasileira ser revisada para cima. Por se tratar de um órgão do Governo Federal e que até então conta com nosso respeito como divulgadora oficial das safras brasileiras de café, a Conab precisa, urgentemente, rever seus critérios e conceitos para o levantamento e, em especial, para seus anúncios. Por fim, resta-nos dizer que o que observamos nesses dois cenários foram anúncios extemporâneos e, especialmente sobre 2015, de confiabilidade nula.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
CNA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

5 comentários

  • Izabel Lima Mococa - SP

    E não é a primeira vez...Alguém deve estar ganhando com esses "enganos"...Conab está virando outra vergonha nacional...

    0
  • victor angelo p ferreira victorvapf nepomuceno - MG

    Amarildo, obrigado pelo apoio... Ainda bem que você entende e participa...Mas é a pura realidade...Grandes lotes não são comercializados justamente porque eles querem fazer estoques com pequenas compras diárias que pouco afetam o mercado...É de grão em grão que a galinha enche o papo...

    0
  • Joao Paulo de Oliveira Andradas - MG

    CAFE: Enfim as lideranças resolveram contestar as irresponsabilidades da CONAB, porem o estrago já foi feito... Precisa chegar em quem foi o responsável pela estimativa de safra 2015 "AMADORA" e esse individuo ser punido, demitido de seu cargo, era o minimo que poderiam fazer em respeito a centenas de milhares de produtores.

    0
  • amarildo josé sartóri vargem alta - ES

    São essas ações que nós produtores esperamos destas entidades, mas por favor, não entrem tão tarde na discussão, não deixem esses senhores irresponsáveis e tendenciosos causarem tamanho estrago no mercado e na nossas vidas. Será que sempre teremos que nos manifestar primeiro para que se tomem alguma atitude...Mais uma vez, parabéns Vitor Angelo Ferreira pela comparação metafórica sobre a “pescaria” do mercado de café...é a pura realidade.

    0
  • victor angelo p ferreira victorvapf nepomuceno - MG

    Muito bem CNC e CNA, mas e o estrago provocado pelas previsões da CONAB, quem é que vai pagar...Café, fazer previsão de safra somente em janeiro quando os "chumbinhos" já estáo pegos, mesmo assim é arriscado desafiar o tempo!

    0