Café: NY registra leve alta nesta segunda-feira; Chuva no final de semana não deve reverter déficit hídrico

Publicado em 29/09/2014 11:00

A Bolsa de Nova York (ICE Futures US) para o café arábica registra leve alta na manhã desta segunda-feira (29). Por volta das 10h36 (horário de Brasília), o vencimento dezembro/14 registrava 188,90 cents de dólar por libra peso com 285 pontos de alta, o março/ 15 anotava 192,90 cents/lb com 265 pontos de valorização. O contrato-mês maio/15 tinha 195,40 cents/lb com 270 pontos de alta e o julho/15 apresentava valorização de 130 pontos cotado a 195,50 cents/lb.

Neste final de semana, algumas cidades produtoras de café receberam a chuva prevista pela Somar Meteorologia, que pode induzir a florada nos próximos dias, conforme informação reportada pelo Notícias Agrícolas na última sexta-feira (26).

No entanto, segundo o técnico da Cooxupé, Éder Santos, as chuvas na região Sul de Minas foram irregular em volume e distribuição, e não conseguiu reverter o déficit hídrico dos cafezais. “A chuva dessa forma é prejudicial porque deixa a planta desorientada. Sem chuvas uniformes, os produtores também não conseguem fazer adubação e pulverização nos cafezais”, afirma. (Veja a tabela com as precipitações abaixo)

Para Éder, seriam necessárias chuvas em torno de 60 a 70 mm em dias seguidos para amenizar os reflexos causados pela seca e para que haja indução da principal florada. “Nos municípios que choveu 50 mm a florada deve abrir nos próximos oito dias, nos outros ela pode até abrir mas pode não ter ‘pegamento””, explica.

Na sessão anterior, o mercado fechou em alta com a chuva irregular registrada nas principais regiões produtoras de café. Segundo o analista de mercado do Escritório Carvalhaes, Eduardo Carvalhaes, uma subida de patamar mais consolidada poderá ser vista apenas em janeiro, até lá o cenário na Bolsa será instável com dias de alta e baixa à medida que chegam novas especulações.

 

Veja a tabela da Cooxupé da precipitação no final de semana:

 

Veja o mapa de chuva acumulada para os próximos 15 dias:

Tags:

Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café: Semana começa com ajustes técnicos e mercado monitorando clima nas origens
Exportação de café do Vietnã aumenta 5,4% no 1º quadrimestre
Sudoeste de MG: Após chuvas irregulares e queda de chumbinho elevada, produtores de preparam início da safra de arábica
Plataforma Global do Café: Brasil sai na frente mais uma vez e trabalha em grande projeto de cafeicultura regenerativa
Café: Em mais uma semana agitada, arábica recua 3,03%, mas robusta avança 1,74%