Quebra da produção de café arábica traz redução na renda do cafeicultor

Publicado em 17/10/2014 14:42
O pior cenário ocorreu em Minas Gerais, com aumento do custo de produção em até 28%

 A queda da produtividade do café arábica no Brasil, na safra 2013/2014, provocou redução na renda do cafeicultor nas principais regiões produtoras, especialmente em Minas Gerais, o maior estado produtor. Guaxupé, uma tradicional região cafeeira no sul de Minas, teve o Custo Operacional Total (COT) aumentado em 27,9%. Os dados estão no Boletim “Ativos do Café”, elaborado pelo Centro de Inteligência e Mercado da Universidade Federal de Lavras (CIM/UFLA), em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
 
Os problemas meteorológicos ocorridos nos primeiros meses de 2014 foram preponderantes para a redução na produção de Arábica. Com isso, a principal justificativa para os impactos das adversidades climáticas no custo de produção está relacionada à quebra maior na renda do beneficiamento do café, e não na carga produtiva, conforme apontado pela Conab.
 
De acordo com os números do Boletim, considerando a produção plena na safra atual, os custos em setembro/14 seriam de R$ 466,30/saca. Na simulação de redução na produção estes custos ficaram em R$596,47/saca no mesmo mês; um aumento de 27,9%.
 
O levantamento mostra, ainda, que a cafeicultura manual, no terceiro trimestre de 2014, apresentou custo 1,43 vezes maior em comparação com a lavoura mecanizada, sem considerar a redução de produção estimada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Tags:

Fonte: CNA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Desvalorização do real consolida fortes quedas nos preços do café no fechamento desta 4ª feira (17)
Retorno das chuvas no Sul de Minas Gerais traz certo alívio as lavouras de café
Preços do café seguiam em baixa nas bolsas internacionais na manhã desta 4ª feira (17)
Café/Cepea: Apesar de menor volume embarcado, exportadores têm ganho em receita
Café: Chuvas no BR consolidam baixas de 2% em NY no fechamento desta 3ª feira (16)
Boa safra/25 do Vietnã traz alívio para o mercado global do café