Principal florada do café é registrada no cinturão produtivo

Publicado em 03/11/2014 11:15 e atualizado em 06/11/2014 09:44
Ainda restam dúvidas quanto ao ‘pegamento’; veja imagens das floradas

Com as chuvas registradas nos últimos dias nas principais cidades produtoras de café, a principal florada já pode ser vista nas lavouras. No entanto, ainda restam dúvidas quanto ao ‘pegamento’.

De acordo com o técnico da Procafé, Alysson Fagundes, a florada que abriu no Sul de Minas deve ter ‘pegamento’ baixo devido ao déficit hídrico. “As floradas dependeram do quanto choveu em cada cidade. Essa é a última floração para a próxima safra, pode até ser que algumas cidades tenham ‘floradinhas’, mas no geral agora acabou”, explica.

A seca afeta as lavouras de café no Sudeste do Brasil desde o início do ano. Na safra atual, diversas cooperativas registram quebra. Na região Sul de Minas Gerais — principal produtora de arábica — a quebra deve ficar em torno de 25% e 30%. Na Zona da Mata Mineira a queda de produção será ainda maior, em torno de 40%. Com produção mais baixa e sem melhoras nas condições climáticas, a queda de produção para 2015/16 será inevitável.

“A quebra na próxima safra será de no mínimo 30% na cafeicultura de arábica. Nas regiões da Mogiana, Sul de Minas, Oeste de Minas, Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Zona da Mata e parte do Espírito Santo não se chove de maneira normal desde dezembro”, afirma Fagundes.

Em perspectiva divulgada em setembro pela Conab com base em tendências, estatísticas e condições climáticas, a safra 2015 do Brasil pode ter 48,83 milhões de sacas de 60 kg. Dado que foi contestado pelos cafeicultores visto a realidade das lavouras.

Agora com as floradas já registradas, as lavouras de café entram na fase de formação do chumbinho que é um dos períodos mais importantes no ciclo produtivo do café, pois é nesta fase que se definirá uma boa produção. "Quando se tem pouca umidade depois da florada, há uma perda de rendimento, são necessários mais frutos para se ter a mesma quantidade final de café", diz o fisiologista de café e pesquisador aposentado do Instituto Agronômico (IAC), de Campinas, Joel Irineu Fahl.

De acordo com boletim divulgado pela Somar Meteorologia, áreas de instabilidade e uma nova frente fria, que chega na terça-feira (4), devem manter as condições favoráveis para chuva em boa parte das áreas cafeeiras.

Mande também foto da florada em sua região pelo WhatsApp do Notícias Agrícolas: (19) 98269-4178 ou pelo email safras@noticiasagricolas.com.br

Veja fotos da florada do café na região Sul de Minas e Mogiana enviadas pelo Técnico da Procafé, Alysson Fagundes:

Flores começando a abrir de forma anormal

Flores anormais abertas. Abortamento de 85%

Baixa densidade de flores nas lavouras de sequeiro

Boa densidade de flores em lavouras irrigadas

Florada em lavouras adultas no Sul de Minas

Botões secos antes de abrir

Botões secos antes de abrir

Botões iniciando a seca

Perda de 100% dos botões

Veja fotos da florada do café na cidade de Araxá-MG enviadas pelos cafeicultores Guilherme e Carmem Lúcia Gotelip:

Veja fotos da florada do café na cidade de Três Pontas-MG enviadas pelo cafeicultor Francisco de Paula Vitor Miranda:

Veja fotos da florada do café na Fazenda Planalto na cidade de Nova Resende-MG enviadas pelo cafeicultor Márcio Henrique Silva:

Veja fotos da florada do café na cidade de Patrocínio-MG enviadas pelo cafeicultor Daniel Rabeelo de Oliveira:

Veja fotos da florada do café na cidade de Manhuaçu-MG:

Tags:

Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Chuvas no Vietnã pressiona mercado: Robusta perde mais de 7% e arábica vai abaixo de 210 cents/lbp
Principal feira de cafés especiais da América do Norte pode gerar US$ 65 mi ao Brasil
Com chuva e estoques no radar, robusta perde mais de 7% e arábica mais de mil pontos em NY
Presidente da BSCA recebe o Oscar do Agronegócio
Com forte correção nos preços, robusta recua mais de 4% e arábica perde 3% em NY