Leilão dos Cafés Premiados de São Paulo vende todos os lotes

Publicado em 11/11/2014 14:23

Todas as 68 sacas dos 10 lotes finalistas do 13º Concurso Estadual de Qualidade do Café de São Paulo – Prêmio Aldir Alves Teixeira foram arrematadas por preços bem acima dos de mercado, por indústrias e casas de café no leilão encerrado ontem, quinta-feira (6/11). O ranking final com a relação dos lotes que receberam os maiores lances será divulgados na próxima sexta-feira (14), às 16 horas, no Museu do Café, em Santos, com a presença de produtores, dirigentes das respectivas cooperativas e empresas compradoras.

A escolha dos cafés premiados desta edição esteve a cargo de uma Comissão Julgadora que nos dias 22 e 23 de outubro, na Sala de Provas da Associação Comercial de Santos, avaliou sensorialmente os 82 lotes inscritos nesta edição, todos finalistas dos certames regionais promovidos por associações, cooperativas e sindicatos rurais. Do total inscrito, apenas 10 foram finalistas, sendo 4 na categoria Cereja Descascado, 4 na categoria Café Natural e 2 Microlotes.

A Comissão Julgadora foi integrada pelos especialistas Aloísio Aparecido Lusvaldi Barca (BM&F), Clóvis Venâncio de Jesus (ABIC), Camila Arcanjo (CPC-Sindicafé-SP), Aline de Oliveira Garcia (ITAL), Nilton Ribeiro (ACS), Reinaldo Pereira (CeCafé), Elias Generoso (BSCA) e Gerson Silva Giomo (IAC). Eduardo Carvalhaes Junior coordenou os trabalhos. Todas as etapas do concurso foram fiscalizadas pela Apply Auditores Associados.

Do leilão participaram indústrias torrefadoras, cafeterias renomadas e exportadoras de café, que deram lances acima do preço mínimo de abertura, fixado em R$ 828,15, valor 50% acima da cotação da BM&F de 27 de outubro, conforme determina o regulamento.

Durante a cerimônia marcada para a próxima sexta-feira, serão anunciadas também as empresas campeãs compradoras, premiando-as pelo maior valor pago por uma saca de  café – Categoria Ouro; como também pelo maior investimento feito para a compra de lotes – Categoria Diamante  e para o maior valor pago ao micro lote – Categoria Especial.

Os cafés adquiridos neste leilão serão industrializados e vão integrar a 12ª Edição Especial dos Melhores Cafés de São Paulo, que será lançada dia 17 de dezembro. Em embalagens sofisticadas de 250 gramas e identificadas com selo numerado, esses cafés poderão ser adquiridos pelos consumidores em lojas gourmets ou nos sites das indústrias participantes que trabalham com e-commerce.

O Concurso Estadual de Qualidade do Café de São Paulo – Prêmio Aldir Alves Teixeira é uma promoção da Câmara Setorial de Café de São Paulo e da CODEAGRO - Coordenadoria de Agronegócios da Secretaria da Agricultura do Estado, e conta com a parceria do Sindicato das Indústrias de Café de São Paulo, da ABIC - Associação Brasileira da Indústria de Café, da ACS - Associação Comercial de Santos e do Museu do Café. 

Tags:

Fonte: Câmara Setorial de Café

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café: Nova York e Londres estendem baixas no primeiro pregão de maio
Em dia de baixas generalizadas, arábica recua mais de mil pontos em Nova York
Cecafé promove evento na UE para atestar que cafés do Brasil atendem novas regras
Café acompanha dia de aversão e recua mais de mil pontos em Nova York
Café: Colômbia exporta primeiros contêineres comprovando que atende as regras da UE