Leilão dos Cafés Premiados de São Paulo vende todos os lotes

Publicado em 11/11/2014 14:23

Todas as 68 sacas dos 10 lotes finalistas do 13º Concurso Estadual de Qualidade do Café de São Paulo – Prêmio Aldir Alves Teixeira foram arrematadas por preços bem acima dos de mercado, por indústrias e casas de café no leilão encerrado ontem, quinta-feira (6/11). O ranking final com a relação dos lotes que receberam os maiores lances será divulgados na próxima sexta-feira (14), às 16 horas, no Museu do Café, em Santos, com a presença de produtores, dirigentes das respectivas cooperativas e empresas compradoras.

A escolha dos cafés premiados desta edição esteve a cargo de uma Comissão Julgadora que nos dias 22 e 23 de outubro, na Sala de Provas da Associação Comercial de Santos, avaliou sensorialmente os 82 lotes inscritos nesta edição, todos finalistas dos certames regionais promovidos por associações, cooperativas e sindicatos rurais. Do total inscrito, apenas 10 foram finalistas, sendo 4 na categoria Cereja Descascado, 4 na categoria Café Natural e 2 Microlotes.

A Comissão Julgadora foi integrada pelos especialistas Aloísio Aparecido Lusvaldi Barca (BM&F), Clóvis Venâncio de Jesus (ABIC), Camila Arcanjo (CPC-Sindicafé-SP), Aline de Oliveira Garcia (ITAL), Nilton Ribeiro (ACS), Reinaldo Pereira (CeCafé), Elias Generoso (BSCA) e Gerson Silva Giomo (IAC). Eduardo Carvalhaes Junior coordenou os trabalhos. Todas as etapas do concurso foram fiscalizadas pela Apply Auditores Associados.

Do leilão participaram indústrias torrefadoras, cafeterias renomadas e exportadoras de café, que deram lances acima do preço mínimo de abertura, fixado em R$ 828,15, valor 50% acima da cotação da BM&F de 27 de outubro, conforme determina o regulamento.

Durante a cerimônia marcada para a próxima sexta-feira, serão anunciadas também as empresas campeãs compradoras, premiando-as pelo maior valor pago por uma saca de  café – Categoria Ouro; como também pelo maior investimento feito para a compra de lotes – Categoria Diamante  e para o maior valor pago ao micro lote – Categoria Especial.

Os cafés adquiridos neste leilão serão industrializados e vão integrar a 12ª Edição Especial dos Melhores Cafés de São Paulo, que será lançada dia 17 de dezembro. Em embalagens sofisticadas de 250 gramas e identificadas com selo numerado, esses cafés poderão ser adquiridos pelos consumidores em lojas gourmets ou nos sites das indústrias participantes que trabalham com e-commerce.

O Concurso Estadual de Qualidade do Café de São Paulo – Prêmio Aldir Alves Teixeira é uma promoção da Câmara Setorial de Café de São Paulo e da CODEAGRO - Coordenadoria de Agronegócios da Secretaria da Agricultura do Estado, e conta com a parceria do Sindicato das Indústrias de Café de São Paulo, da ABIC - Associação Brasileira da Indústria de Café, da ACS - Associação Comercial de Santos e do Museu do Café. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Câmara Setorial de Café

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário