Café do Paraná fecha ano com tombo e busca retomada em 2015

Publicado em 02/01/2015 15:46

A cafeicultura paranaense terminou 2014 com um tombo de 66% na produção e de 32% na área, graças a fatores de climáticos e de mercado, mostra relatório divulgado pela Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento. Com cerca de 20 mil hectares em formação, a expectativa é de retomada na produção em 2015.

O plantio estadual ocupou 55,4 mil hectares, índice 32,3% inferior ao da safra passada (81,9 mil ha). A área em produção desta safra foi de apenas 33,2 mil hectares, (cerca de 60% do total cultivado) sendo que os 40% restantes (22,2 mil ha) não foram colhidos devido a problemas climáticos gerados pela geada, aponta a Seab.

Além da questão climática, outros fatores que pesaram na redução do cultivo foram a queda acentuada dos preços do café no mercado físico logo após as geadas (R$200 a 230,00 por saca), a elevação dos custos de produção, a dificuldade de contratação e alto custo da mão de obra e a forte competição com cultivos como a soja.

Confira a notícia na íntegra no site da Gazeta do Povo

Tags:

Fonte: Gazeta do Povo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sudoeste de MG: Após chuvas irregulares e queda de chumbinho elevada, produtores de preparam início da safra de arábica
Plataforma Global do Café: Brasil sai na frente mais uma vez e trabalha em grande projeto de cafeicultura regenerativa
Café: Em mais uma semana agitada, arábica recua 3,03%, mas robusta avança 1,74%
illy: Café mais sustentável do mundo está no Brasil e apesar das cobranças, mercado já sabe disso
Café em Prosa #163 - Em busca da qualidade para todo tipo de consumidor: ABIC participa de uma das mais importantes feiras de café do mundo