Café: Cocatrel aponta 25 dias de clima seco em 90% das lavouras da região de Três Pontas

Publicado em 19/01/2015 12:00

Para o gerente do Departamento Técnico da Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Três Pontas (Cocatrel), Jorge Luiz Piedade Nogueira, o mês de janeiro de 2015 parece repetir os passos do mesmo mês do ano passado. “O que os cooperados e técnicos que vão a campo têm relatado mais é a falta de chuva. Podemos dizer que em 90% da região faz 25 dias que não chove”, aponta o gerente. 

O clima seco que afeta as plantações dos cooperados ocorre justamente na época de granação. “Esse é um momento decisivo para o enchimento dos grãos. Acredito que para não prejudicar mais essa etapa é preciso que chova bem, pelo menos, até a primeira quinzena de fevereiro”, comenta Nogueira.

No mês de janeiro, segundo dados da Estação Meteorológica de Três Pontas (MG), foram registrados até agora 65 mm na Média de Chuva do município. No entanto, Jorge frisa que o número se refere ao local onde a medição é realizada e não ao exatamente ao campo. “Neste mês dentro da cidade choveu bem mais do que no campo. Alguns lugares que nossos técnicos visitaram tiveram entre zero e 15 mm de chuva até aqui”, informa.

Veja a notícia na íntegra no site CaféPoint.

Tags:

Fonte: CaféPoint

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sudoeste de MG: Após chuvas irregulares e queda de chumbinho elevada, produtores de preparam início da safra de arábica
Plataforma Global do Café: Brasil sai na frente mais uma vez e trabalha em grande projeto de cafeicultura regenerativa
Café: Em mais uma semana agitada, arábica recua 3,03%, mas robusta avança 1,74%
illy: Café mais sustentável do mundo está no Brasil e apesar das cobranças, mercado já sabe disso
Café em Prosa #163 - Em busca da qualidade para todo tipo de consumidor: ABIC participa de uma das mais importantes feiras de café do mundo