Adversidades climáticas em regiões produtoras de café serão debatidas na FEMAGRI

Publicado em 10/03/2015 13:35

A área de geoprocessamento da Cooxupé realiza um intenso trabalho de monitoramento das condições meteorológicas na região de ação da cooperativa (Sul de Minas, Cerrado Mineiro e Vale do Rio Pardo), através de 14 estações meteorológicas e 240 pontos de coleta de chuva (pluviômetros) espalhados em propriedades dos próprios cooperados. Os dados são divulgados mensalmente na Folha Rural, jornal publicado pela Cooxupé, trazendo uma importante análise para o produtor de café sobre o clima e o seu impacto no desenvolvimento do grão.

Durante a FEMAGRI - Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas -, que acontece na próxima semana, de 18 a 20 de março, na "Fazendinha" (espaço da feira dedicado ao produtor que pode conferir na prática as mais novas técnicas e inovações para a lavoura de café), o cooperado poderá discutir com a equipe de Geoprocessamento as condições meteorológicas dos últimos dois anos e o seu impacto no desenvolvimento da produção cafeeira.

De acordo com o Coordenador de Geoprocessamento da cooperativa, Éder Ribeiro dos Santos, "a Cooxupé coleta os dados de chuva, temperatura e avalia a influência das condições meteorológicas no desenvolvimento das lavouras, na evolução de pragas e doenças, na execução dos tratos culturais e fitossanitários, além de identificar as regiões que estão sentindo mais os efeitos das adversidades do tempo, quantificando estes dados".

Ao longo dos três dias de evento, o cooperado poderá visualizar no espaço mapas de distribuição de chuvas, de armazenamento de água no solo, temperatura, balanços hídricos e entender quais são as fases do desenvolvimento da produção de café em que as adversidades do tempo são mais prejudiciais.

Sobre a Femagri

Mais de 100 expositores já estão confirmados para a FEMAGRI 2015. Neste ano, a estrutura do evento cresceu para receber um público também 9% maior comparado ao do ano passado. "Estamos aguardando 25 mil visitantes durante os três dias de feira", afirma Elmo Donizetti de Cistolo, um dos organizadores da Feira.

Além do espaço dos expositores, a FEMAGRI contará com a tradicional Fazendinha, onde as famílias dos cooperados encontram informações sobre como exercer suas atividades com mais sustentabilidade, além de conferir as novidades em engenhocas criadas por alguns cooperados, que facilitam o dia a dia do produtor.

Com o tema "Viabilizando o futuro da cafeicultura sustentável", a FEMAGRI acontece em Guaxupé, Minas Gerais. O horário de funcionamento da Feira é das 08h às 18. A entrada é franca.

Serviço

Evento: FEMAGRI - Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas.

Data: 18 a 20 de março de 2015

Horário: 08h às 18h

Local: Av. Vereador Nelson Elias, 1300b - Bairro Japy.

Entrada Franca / Estacionamento gratuito.

Informações: www.cooxupe.com.br

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Cooxupé

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Antonio José Ramos / Fabrício Antonio de Figueiredo Ramos Botelhos - MG

    B. Tarde !

    Novamente estamos diante de uma FESTA DA COOXUPÉ !!! Eba!! Festa para a empresa, porque PARA OS CAFEICULTORES, vivenciamos UM PERÍODO DE LUTO e DESESPERO ! A saca de café não para de cair ! O que os cafeicultores tem a comemorar ? O que tem a Cooperativa lutado para tentar estancar a derrubada nos preços de café ? Lá, na Cooxupé temos após milhares de reais investidos, café solúvel, Café ... Café ... e diversas espécies e variedades vendidas a alto lucos (pois bens são cafés especiais,preparados pela nossa cooperativa) bem como óleos e cremes extraídos do café ... mais eu deixo aqui uma pegunta: COMO EXTRAIR DINHEIRO DO CAFÉ DE MONTANHA, não mecanizado, com esta politica cafeeira; com esses preços impraticáveis ? ?

    0