Volcafe aponta que tendência de baixa continua para preço do arábica

Publicado em 12/03/2015 12:22

Os preços do café arábica continuam caindo na Bolsa de Nova York, até a última semana de fevereiro a queda foi de 15%, disse a suíça Volcafe, divisão de café da trading de commodities ED&F Man.

O arábica está registrando baixas de preços para o menor patamar em 12 meses enquanto as preocupações com a safra brasileira estão sendo reportadas com menos frequência, informou a Volcafe. 

“Não houve alívio para o mercado, à medida que, na semana passada, os preços se mantiveram em um canal apertado descendente. No segundo mês, voltamos à zona de congestão de 14 de fevereiro, de onde o arábica lançou realmente seu movimento de alta – ainda precisa esperar para ver se os preço podem se estabilizar e se o momento bola de neve continua”, apontou a instituição.

Os envios do Brasil fecharam em 1,96 milhão de 60 quilos em 26 de fevereiro, apesar da greve de caminhoneiros que levou a atrasos. A Volcafe previu que a soma parcial de 12 meses poderia permanecer no recorde de 36,5 milhões de sacas. O relatório disse que a queda atual de preços tem levado ao estreitamento dos níveis de substituição no Brasil.

A Volcafe disse que as moedas estão continuamente se desvalorizando com relação ao dólar americano, com o Real brasileiro alcançando um nível somente visto em 2004 e o peso colombiano alcançando níveis de 2009.

Os preços do robusta estão mais estáveis, caindo apenas em 15% no mesmo período, de acordo com o relatório. “O mercado de robusta tem se mantido notavelmente bem. Entretanto, o preço agora caiu para menos que o preço de dezembro, e é necessário ter cautela sobre qualquer liquidação potencial”.

A Volcafé previu que cerca de 40% da colheita do Vietnã foi vendida no final de uma semana mais lenta, com 20% mais devendo ser vendido se os preços se recuperarem nas próximas semanas.

 

Tradução: Jhonatas Simião

Tags:

Fonte: Global Coffee Report

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café: Sem físico no Brasil, bolsas têm novos ajustes nos preços nesta 4ª feira
Café: Nova York e Londres estendem baixas no primeiro pregão de maio
Em dia de baixas generalizadas, arábica recua mais de mil pontos em Nova York
Cecafé promove evento na UE para atestar que cafés do Brasil atendem novas regras
Café acompanha dia de aversão e recua mais de mil pontos em Nova York