Café: Investidor saudita busca aumentar produção da Etiópia

Publicado em 01/07/2015 07:46

As exportações de café da Etiópia serão impulsionadas por uma maior produção devido aos investimentos de um investidor da Arábia Saudita. A Horizon Plantations e a Ethio Agri-CEFT planejam mais que dobrar sua produção de café e expandir a produção de chá.

A Horizon Plantations é parte do grupo MIDROC de companhias, pertencente majoritariamente ao investidor saudita, Mohammed Hussein Al Amoudi. A revista Forbers estimou o valor de sua rede em US$ 10,8 bilhões.

“Nos próximos cinco anos, temos o plano de aumentar nossa produção de café para 25.000 toneladas”, disse o diretor gerente das firmas, Jemal Ahmed. “Cem por cento de nosso café poderá ser exportado uma vez que alcançarmos a qualidade que precisamos”, disse ele, adicionando que o grupo planeja instalar uma nova planta de café instantâneo em breve.

A firma, que comercializa seu café premium através da Neumann Kaffee Gruppe e contra com a Starbucks, Dallmayr, de Munique, segunda maior torrefadora da Alemanha, Tchibo, e Caffe Vita, se Seattle, como seus compradores.

A empresa produz mais de 10.000 toneladas de café de seus 25.000 hectares de plantações no sul da Etiópia, dos quais 70% são exportados.

A Etiópia, maior produtor de café da África, antecipa exportações recordes até o final do ano fiscal, em julho.

A produção total de café na Etiópia foi de 450.000 toneladas em 2013/14, de acordo com dados oficiais. Os oficiais esperam uma quantidade similar nessa estação. O país exportou cerca de 190.000 toneladas em 2013/14, com um valor de US$ 841 milhões, menos que o recorde de 193.000 toneladas no ano anterior.

Leia a notícia na íntegra no site CaféPoint.

Fonte: CaféPoint

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Após Natal, preços do café arábica trabalham em campo misto em NY nesta 6ª (26)
Mais da metade do café analisado em compras públicas no Paraná apresenta fraude, aponta fiscalização
Dedicação e resiliência: Desafios climáticos não conseguiram abalar a qualidade dos cafés brasileiros
Após fortes oscilações, mercado cafeeiro fecha sessão desta 3ª feira (23) em lados opostos nas bolsas internacionais
Preços do café robusta sobem em Londres na manhã desta 3ª feira (23) diante demora nas vendas no Vietnã
Média de embarques e faturamento do café torrado nos 15 dias de dezembro/25 recuam no comparativo com mês inteiro do ano passado