Café: Umidade no outono/inverno aumenta ataque de phoma em cafezais

Publicado em 02/07/2015 07:47

Nos dois últimos meses, em maio-junho, tem ocorrido um ataque anormal da doença causada por Phoma/Ascochyta, em regiões cafeeiras no Sul de Minas, quando, em condições normais, não seria esperado ataque nesse período. 
A doença, pelo ataque dos fungos dos gêneros Phoma e Ascochyta, afeta folhas, ramos, botões e frutos, causando desfolha, seca de ponteiros e mumificação de florações e de chumbinhos, reduzindo a produtividade de cafeeiros.

Os fatores que favorecem e que estão ligados à gravidade da doença são – Regiões de altitude elevada, ocorrência de frio e vento, umidade, falta ou excesso de adubação nitrogenada e carga baixa das lavouras. 

Neste ano, mesmo regiões com altitudes mais baixas, porem com acumulo de umidade, vem apresentando altos níveis da doença. Assim, por exemplo, tem sido verificado forte ataque nas áreas próximas da represa, na Bacia de Furnas, no Sul de Minas, onde as altitudes situam-se entre 700 e 800 m, portanto, zonas baixas na região. Ocorre que, nessas áreas, se forma uma neblina noturna, que se acumula sobre as lavouras, criando condições favoráveis ao ataque dos fungos causadores da doença. Um período mais úmido, com chuvas anormais, tem favorecido ainda mais o ataque. 

Em visita a diversas propriedades na região da Bacia de Furnas, verificou-se que as áreas atacadas por Phoma/Ascochyta vêm, constantemente, apresentando problemas de baixa produtividade, se constituindo em áreas-problemas dentro das propriedades. Nestas áreas, apesar do bom manejo das lavouras, idêntico ao das demais áreas, os cafezais-problema têm apresentado produtividade muito baixa, ao redor de 10 scs/ha. 

Leia a notícia na íntegra no site CaféPoint.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
CaféPoint

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário