Café: Colheita segue com atraso e atinge 56%, segundo levantamento da Safras & Mercado

Publicado em 17/07/2015 12:49

O levantamento semanal da Safras & Mercado apontou que a evolução da colheita de café no Brasil atingiu 56% até o dia 14 de julho. Os trabalhos avançaram 4 pontos percentuais em relação a estimativa da semana anterior, totalizando 28,4 milhões de sacas. Novamente, os números demonstram atraso na colheita da safra 2015/16, visto que no mesmo período do ano passado os trabalhos atingiam 74%. Além disso, também está abaixo da média dos últimos cinco anos, de 62%.

Segundo o levantamento, o clima tem sido a principal influência para o atraso na colheita, em que a situação mais crítica está no norte do Paraná. O analista da Safras & Mercado, Gil Carlos Barabach, explica que em São Paulo e Minas Gerais os trabalhos têm seguido em um ritmo melhor e já se aproxima em recuperar os atrasos.

"A previsão é de tempo mais firme para a próxima semana em grande parte do cinturão cafeeiro. E isso deve favorecer o andamento da colheita. As próximas duas semanas tendem a ser derradeiras para a definição da safra nacional. Além do atraso, também é grande a reclamação sobre a peneira miúda, o que pode levar a uma quebra de renda", comenta o analista.

A estimativa da Safras & Mercado é de que a produção de café no Brasil para a temporada 2015/16 chegue aos  50,4 milhões de sacas de 60 quilos.

Com informações da Safras & Mercado

Tags:

Por: Sandy Quintans
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

#RotadoCafé: Conheça a história do Alado Coffee; sucessão, sustentabilidade e qualidade na xícara
Oscar do Agronegócio é do café: Na categoria produtor rural, Ucha leva reconhecimento pelas ações que vem realizando no setor cafeeiro
Em semana de pressão, robusta recuou 14,70%, arábica 10,56% e mercado monitora chuvas
2ª Jornada: 'O mercado e o café carbono neutro' reúne especialistas da cafeicultura, no Cerrado Mineiro
OIC: Exportação mundial de café tem alta de 8% em março