Café: Colheita segue com atraso e atinge 56%, segundo levantamento da Safras & Mercado

Publicado em 17/07/2015 12:49

O levantamento semanal da Safras & Mercado apontou que a evolução da colheita de café no Brasil atingiu 56% até o dia 14 de julho. Os trabalhos avançaram 4 pontos percentuais em relação a estimativa da semana anterior, totalizando 28,4 milhões de sacas. Novamente, os números demonstram atraso na colheita da safra 2015/16, visto que no mesmo período do ano passado os trabalhos atingiam 74%. Além disso, também está abaixo da média dos últimos cinco anos, de 62%.

Segundo o levantamento, o clima tem sido a principal influência para o atraso na colheita, em que a situação mais crítica está no norte do Paraná. O analista da Safras & Mercado, Gil Carlos Barabach, explica que em São Paulo e Minas Gerais os trabalhos têm seguido em um ritmo melhor e já se aproxima em recuperar os atrasos.

"A previsão é de tempo mais firme para a próxima semana em grande parte do cinturão cafeeiro. E isso deve favorecer o andamento da colheita. As próximas duas semanas tendem a ser derradeiras para a definição da safra nacional. Além do atraso, também é grande a reclamação sobre a peneira miúda, o que pode levar a uma quebra de renda", comenta o analista.

A estimativa da Safras & Mercado é de que a produção de café no Brasil para a temporada 2015/16 chegue aos  50,4 milhões de sacas de 60 quilos.

Com informações da Safras & Mercado

Por: Sandy Quintans
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café: Perspectivas de chuvas no BR consolidam novamente baixas em NY no fechamento desta 6ª feira (19)
Consumidores de café dos EUA enfrentam preços mais altos mesmo após retirada de tarifas
Preços do café caminhavam em lados opostos nas bolsas internacionais na manhã desta 6ª feira (19)
Preços do café recuam nas bolsas internacionais e atingem mínimas de 4 meses nesta 5ª feira (18)
Região de Franca/SP registra bom pegamento da florada do café para safra 2026
Preços do café no Vietnã caem ao menor nível desde março de 2024 com aumento da oferta