Pesquisa mostra que glifosato não prejudica produção dos cafezais

Publicado em 23/07/2015 12:39

J.B. Matiello – Eng Agr Fundação Procafé 

Nos últimos anos muito se tem falado sobre a possibilidade de herbicidas com base em Glifosato (Round-up e outros) causarem problemas de toxidez e de perda de produtividade em cafeeiros.

Os trabalhos de pesquisa realizados, no entanto, mostram que o uso de Glifosato, no controle do mato em cafezais, não provoca perdas produtivas nos cafeeiros. 

Os resultados experimentais sobre a ausência de efeito do Glifosato podem ser vistos nos dois trabalhos cujas tabelas são aqui incluídas, nos ensaios realizados no Cepec, em Martins Soares (MG) e no Campo Experimental da Capal, em Araxá (MG).

No Cepec (tab 1) verificou-se que, na média das três safras computadas, houve até um pequeno acréscimo, de 6%, na produtividade dos cafeeiros onde foi usado o Glifosato, quando comparado com a parcela tratada só com a roçada do mato. Neste ensaio, onde o mato não foi controlado a perda foi de 39%.

No ensaio em Araxá (tab 2), desde o plantio e por dois anos seguidos, foram aplicadas doses crescentes de Glifosato, algumas até muito altas, 36 vezes superiores às doses normais, justamente para que, nessa condição, pudesse ser testada a possível ação danosa do produto sobre os cafeeiros. Os resultados obtidos mostram que, mesmo em doses muito altas, em nenhuma delas, a média de produtividade dos cafeeiros, nas dus primeiras safras, não se diferenciou daquela onde não se usou o produto.

As observações em campo confirmam os resultados experimentais. Qualquer um pode ver que nas áreas aplicadas com Glifosato para controle do mato em cafezais, quando parte da folhagem do cafeeiro é atingida, por deriva, na saia das plantas, os sintomas de toxidez, notados pela presença de folhas afiladas e de cor mais clara, ficam restritos àquela área da folhagem. Estes sintomas não se mostram em outras partes da planta, ou seja, o efeito fica localizado e não sistêmico. Mesmo ramos ao lado ou logo acima da área atingida, pela calda herbicida, não apresentam os sintomas de toxidez. 

  
 
Sintomas da toxidez (folhas afiladas e mais claras) por deriva de glifosato, nos dois ramos da saia (no centro da foto) e dos lados ramos normais. 
 
Sintomas da toxidez por deriva de glifosato nos quatro ramos da saia e, logo acima, ramos normais 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Fundação Procafé

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário