Na Folha: Exportar café em cápsula é exemplo para agregar valor e manter lucros

Publicado em 30/07/2015 09:22

O ciclo de alta das commodities chegou ao fim. Para manter a rentabilidade, o setor será obrigado a agregar mais valor à produção. O jargão econômico, que já virou clichê quando o assunto é exportação, tornou­se prioridade em algumas lavouras e indústrias do país.

O café é um dos casos mais emblemáticos nesse tema. O Brasil é o maior produtor e exportador de café verde (cru, em grãos) do mundo, mas vende pouco ao exterior o produto torrado e moído, de maior valor, que representa cerca de 10% dos embarques. 

Ao mesmo tempo, o país quadruplicou as importações nos últimos cinco anos, devido às compras de café em cápsula. No ano passado, essas importações somaram US$ 60 milhões. Só neste primeiro semestre, foram US$ 36 milhões, alta de 57%.

O mesmo café que sai do Brasil em grãos com destino à Europa muitas vezes retorna ao país em cápsulas, com um valor muito superior –apropriado inteiramente pelas indústrias estrangeiras.

Algumas iniciativas, no entanto, indicam que o país pode virar o jogo. Hoje, mais de 60 empresas vendem cápsulas de café produzidas no Brasil –nesses casos, as indústrias terceirizam o encapsulamento para uma empresa especializada, europeia. Há um ano, "eram cinco ou seis", afirma Nathan Herszkowicz, diretor­executivo da Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café).

A grande mudança deve acontecer em 2016, quando três grandes fábricas de cápsulas estarão em operação. Em Montes Claros (MG), Nestlé e 3 Corações constroem unidades onde serão produzidas monodoses de café. A terceira unidade será no Espírito Santo, da Wine.com.br, empresa de comércio eletrônico de bebidas que entrou no setor neste ano, com a aquisição da suíça Mocoffee.

A expectativa é que as cápsulas não atendam apenas o mercado interno, mas sejam também exportadas. "Com essas três fábricas, vamos iniciar um ciclo novo mais consistente de exportação de café torrado e moído", acredita Herszkowicz. Na exportação de café verde, também é visível o esforço para elevar a rentabilidade.

No primeiro semestre, os cafés diferenciados representaram 25% do volume total exportado pelo país. Fazem parte desse grupo grãos com qualidade superior, certificação de boas práticas de sustentabilidade e preço de venda no mínimo 25% superior à média. 

Leia a notícia na íntegra no site Folha de S.Paulo.

Tags:

Fonte: Folha de S. Paulo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Com preocupação com o Vietnã e tempo mais seco no Brasil, café abre semana com valorização
Cooxupé anuncia abertura de empresa com atuação no mercado de seguros
Cecafé participa de evento que destaca importância do café ao ES e ao país
Programação do 24º Seminário Internacional do Café está definida
Cecafé discute devida diligência em direitos humanos com governo dos EUA