Aumento de cafés miúdos é realidade da safra 2015 na Cocapec

Publicado em 20/08/2015 07:55

Na região da Alta Mogiana, a Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas (Cocapec) conta com 2 mil associados que têm se queixado da queda na safra 2015. “Estamos agora com o andamento da colheita normal, só que os produtores têm reclamado muito da quebra. Quando precisava de água lá em janeiro, demorou para chover então a granação foi prejudicada”, afirma Jandir de Castro Filho, gerente de comercialização de café da Cocapec.

Em entrevista ao CaféPoint, Jandir comentou a influência do clima no atraso da colheita em 2015. “Em decorrências de chuvas, a colheita acabou tendo início apenas no final de junho e tivemos um atraso de 30 a 40 dias, em relação a 2014”. Segundo o gerente, os trabalhos estão, agora, em cerca de 70% de cafés colhidos na região.

Já a falta de chuvas nos meses de janeiro e fevereiro deste ano resultou na realidade que grande parte dos produtores, agora, vê após o beneficiamento. “Quando precisava de água lá na época da granação, demorou para chover então agora os cafés estão miúdos”. E que a cooperativa contabiliza na classificação. “A peneira tem dado abaixo. Recebemos normalmente de 30 a 35% de peneira 17 e 18. Porém, registramos em 2014 recebimento destes grãos em 20 e 25% e, agora, em 2015 apenas 18 e 22% dos cafés são desta peneira mais alta”, pontua.

Leia a notícia na íntegra no site CaféPoint.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
CaféPoint

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • eriveuton mauri São Gabriel da Palha - ES

    CAFÉ: Não consigo entender, quanto menor a safra menor o preço??!!... é isso que se chama "oferta e demanda"? Também gostaria de saber por que é a Bolsa de Nova York quem dita os preços e não o Brasil (que é o maior produtor)..., será que sempre seremos dependentes dos países compradores?

    0