Café: Com alta do robusta, diferença de preço frente ao arábica diminui

Publicado em 29/10/2015 08:25

A diferença entre os preços dos cafés arábica e robusta, ambos tipo 6, foi de apenas 98,75 reais/saca nessa quarta-feira, 28, a menor desde o início de fevereiro de 2014. Segundo pesquisadores do Cepea, essa aproximação ocorre devido às fortes valorizações do robusta, que segue em patamar recorde (nominal), enquanto os valores do arábica estão mais enfraquecidos. Há um ano, o diferencial entre as variedades era quase o dobro.

Na parcial deste mês, o Indicador CEPEA/ESALQ do robusta tipo 6 peneira 13 acima acumula forte alta de 4,82% e o do arábica tipo 6 bebida dura para melhor, posto em São Paulo, recua 1%. Pesquisadores do Cepea indicam que a valorização do robusta é influenciada pela queda no volume produzido na temporada 2015/16. Além disso, as menores exportações do Vietnã nos últimos meses favoreceram as vendas brasileiras, reduzindo ainda mais a disponibilidade ao mercado doméstico. A seca em muitas regiões produtoras de robusta também tem afastado vendedores, que aguardam novas altas.

Tags:

Fonte: Cepea

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cecafé promove sustentabilidade e qualidade dos cafés do Brasil na China
Café: Monitorando clima nas origens, bolsas têm ajustes nos preços nesta 2ª feira
Volume de chuva no Vietnã ainda é abaixo do esperado e robusta ganha quase US$ 100 por tonelada
Com adversidades climáticas, produtor de café especial precisa recalcular rota e adotar novas estratégias na safra de 2024
Safra de conilon: Cafés começam a chegar e rendimento da safra pode ser menor do que o esperado