Com alta do robusta, diferença de preço frente ao arábica diminui

Publicado em 30/10/2015 08:19

A diferença entre os preços dos cafés arábica e robusta, ambos tipo 6, foi de apenas 98,75 reais/saca nessa quarta-feira (28/10), a menor desde o início de fevereiro de 2014, destacou o alerta de mercado do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP. Segundo pesquisadores do Cepea, essa aproximação ocorre devido às fortes valorizações do robusta, que segue em patamar recorde (nominal), enquanto os valores do arábica estão mais enfraquecidos. 

Há um ano, o diferencial entre as variedades era quase o dobro. Na parcial deste mês, o Indicador Cepea/Esalq do robusta tipo 6 peneira 13 acima acumula forte alta de 4,82% e o do arábica tipo 6 bebida dura para melhor, posto em São Paulo, recua 1%. Pesquisadores do Cepea indicam que a valorização do robusta é influenciada pela queda no volume produzido na temporada 2015/2016. Além disso, as menores exportações do Vietnã nos últimos meses favoreceram as vendas brasileiras, reduzindo ainda mais a disponibilidade ao mercado doméstico. A seca em muitas regiões produtoras de robusta também tem afastado vendedores, que aguardam novas altas, finaliza o Cepea.

Veja a matéria na íntegra no site CaféPoint.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
CaféPoint

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário