Cocamar quer ampliar recebimento de café

Publicado em 11/01/2016 10:51

No ano passado, a Cocamar registrou a entrada de 306 mil sacas beneficiadas de café, uma quantidade bem superior às 220 mil do exercício 2014. A previsão é continuar ampliando esse volume, informa o gerente comercial de fibras e café da cooperativa, Nilton Perazzolo de Camargo. A matéria-prima tem duas destinações: atender a demanda para o segmento de varejo com marcas próprias (cafés torrado e moído, cappuccinos e gourmet) e o mercado de exportação. Para isso, além de receber as safras dos produtores associados, a Cocamar mantém um escritório de compra em Araguari, no Triângulo Mineiro, e outro que começou a operar recentemente em Piraju, na região oeste do estado de São Paulo.

IMPORTANTE Muito embora o café não seja mais um item representativo no faturamento da cooperativa, a cultura é importante como fonte de renda e para a diversificação dos negócios em pequenas propriedades rurais. Atualmente, o principal município produtor do Paraná é Carlópolis, no extremo norte, às margens da represa de Chavantes, na divisa com São Paulo, onde a Cocamar mantém unidade para recebimento, comercialização de insumos e prestação de serviços aos associados. 

MECANIZAÇÃO Nos últimos anos, a cooperativa tem desenvolvido um intenso trabalho no sentido de divulgar entre os produtores de regiões mais tradicionais, no noroeste, a importância da mecanização das operações e do investimento na qualidade do grão. 

HISTÓRIA – Foram os produtores de café que, reunidos em 1963, fundaram a Cocamar, cuja denominação era Cooperativa de Cafeicultores de Maringá Ltda. A entidade tinha como proposta organizar a produção, receber e beneficiar o produto, encaminhando-o para os mercados interno e externo. No entanto, as crises enfrentadas por esse setor obrigaram a cooperativa a diversificar os negócios, logo nos anos seguintes. Assim, quando completou dez anos em 1973, já operava com o recebimento de algodão, soja e trigo. A geada de 1975, que decretou o fim dos cafezais em muitas regiões, abriu espaço principalmente para os cultivos mecanizados de grãos.

Tags:

Fonte: Asscom Cocamar

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café: Preços se alinham a commodities softs, enquanto mercado aguarda recuperação no Vietnã
Safra 24 de café:Preços altos estimulam colheita precoce dos robustas amazônicos
Café: Sem novidades e monitorando clima, bolsas têm apenas ajustes técnicos
Café/Cepea: Quedas deste início de mês anulam metade dos ganhos de abril
Café tem leves altas em dia de recuperação, mas robusta perde mais de 4%