Mercado do café no Brasil pode iniciar 2017 com déficit, mesmo com safra alta neste ano

Publicado em 17/03/2016 13:29

O Brasil tem atualmente os menores estoques da passagem da história. Mesmo com a chegada da nova safra, que promete ser mais alta em relação aos anos anteriores devido às condições climáticas mais favoráveis, esse cenário não deve apresentar melhoras e o mercado corre o risco de ter um déficit no próximo ano.

"Os estoques do Brasil tem caído bastante e apesar da boa produção, o Brasil também está consumindo muito, além da exportação. Mesmo se colhermos entre 50 e 52 milhões de sacas, eles chegaram a esta época no próximo ano extremamente pequenos e podem superar a demanda de longe", disse o presidente da Cooxupé (Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé), Carlos Paulino, durante a Femagri (Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas), que vai até sexta-feira (18), em Guaxupé (MG).

Em 2015, o Brasil exportou volume recorde pelo segundo ano consecutivo, de acordo com dados do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). O País embarcou 37,12 milhões de sacas do produto. Desse total, a quantidade de café verde foi de 33,41 milhões de sacas; de café solúvel, 3,38 milhões de sacas; e de torrado e moído, 33,31 mil sacas. Nos anos de 2013 e 2014 foram exportadas 32,01 e 36,73 milhões de sacas, respectivamente.

Já o consumo doméstico de café no ano passado foi de 20,5 milhões de sacas, ficando atrás somente dos Estados Unidos, disse a Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café). A Instituição informou ainda que a demanda interna pelo grão pode crescer para 21 milhões de sacas em 2016.

A Cooxupé exportou volume recorde em 2015, com 4,6 milhões de sacas, enquanto em 2014 esse número foi de 3,9 milhões, o maior até então.

Em janeiro deste ano, o presidente do CNC (Conselho Nacional do Café), Silas Brasileiro, estimou que os estoques privados do Brasil chegassem a março entre 4 e 5 milhões de sacas de 60 kg. O número oficial dos estoques públicos e privados de café do Brasil neste ano serão divulgados no final deste mês pela Conab.

Femagri 2016

A Cooxupé promove entre os dias 16, 17 e 18 de março a 15ª edição da Femagri (Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas). O evento conta com transmissão ao vivo do site Notícias Agrícolas.

Em um espaço de 107 mil m², a feira traz as principais empresas ligadas à produção de café. O tema desta edição será: "Tecnologia e Conhecimento ao alcance do cooperado".

A principal feira de negócios para o café espera receber 35 mil pessoas com faturamento recorde de R$ 150 milhões.

Tags:

Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Com preocupação com o Vietnã e tempo mais seco no Brasil, café abre semana com valorização
Cooxupé anuncia abertura de empresa com atuação no mercado de seguros
Cecafé participa de evento que destaca importância do café ao ES e ao país
Programação do 24º Seminário Internacional do Café está definida
Cecafé discute devida diligência em direitos humanos com governo dos EUA