Peneira mais alta nesta safra deve favorecer exportação de café do Brasil

Publicado em 18/03/2016 12:41

A safra 2016/17 de café do Brasil deve ter grãos maiores, principalmente, no Cerrado e Sul de Minas Gerais, com as condições climáticas mais favoráveis em seu período de formação, após duas temporadas afetadas fortemente pela seca. Com isso, o volume exportado da commodity pelo País pode subir. Os grãos com peneira mais alta interessam bastante os importadores.

"A granação está bem melhor neste ano e isso facilita a comercialização do café, porque o mercado externo prefere os grãos maiores", disse o presidente da Cooxupé (Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé), Carlos Paulino, durante a Femagri (Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas), que acontece até hoje (18), em Guaxupé (MG).

Na temporada passada, foi alta a incidência de grãos 'miúdos' em meio à condições climáticas adversas nos últimos anos, que prejudicaram a formação adequada dos frutos. "Os moquinhas [que apresentam apenas uma parte do grão], por exemplo, colhidos em 2015 não foram bem aceitos e temos muitos deles ainda em estoque", explicou Paulino.

Ainda assim, a Cooxupé exportou volume recorde em 2015, com 4,6 milhões de sacas, enquanto que em 2014 os embarques totalizaram 3,9 milhões, o maior até então. A expectativa é de que neste ano esse número aumente.

Em 2015, o Brasil exportou volume recorde pelo segundo ano consecutivo, de acordo com dados do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). O País embarcou 37,12 milhões de sacas do produto. Desse total, a quantidade de café verde foi de 33,41 milhões de sacas; de café solúvel, 3,38 milhões de sacas; e de torrado e moído, 33,31 mil sacas. Nos anos de 2013 e 2014 foram exportadas 32,01 e 36,73 milhões de sacas, respectivamente.

Já o consumo doméstico de café no ano passado foi de 20,5 milhões de sacas, ficando atrás somente dos Estados Unidos, disse a Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café). A Instituição informou ainda que a demanda interna pelo grão pode crescer para 21 milhões de sacas em 2016.

Femagri 2016

A Cooxupé promove entre os dias 16, 17 e 18 de março a 15ª edição da Femagri (Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas). O evento conta com transmissão ao vivo do site Notícias Agrícolas

Em um espaço de 107 mil m², a feira traz as principais empresas ligadas à produção de café. O tema desta edição será: "Tecnologia e Conhecimento ao alcance do cooperado".

A principal feira de negócios para o café espera receber 35 mil pessoas com faturamento recorde de R$ 150 milhões.

Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Falta de chuva no BR faz futuros do café arábica fecharem sessão desta 5ª feira (04) com ganhos de 2%
Preço médio das exportações de café não torrado dispara 46% em novembro/25 frente ao mesmo período do ano passado
Região da Alta Mogiana registra boa florada do café, mas qualidade da próxima safra preocupa os produtores
Baixos estoques pressionam os futuros do café, que trabalhavam com ganhos no início da tarde desta 5ª feira (04)
Conab: Com maior safra de conilon, produção de café é estimada em 56,5 milhões de sacas em 2025
Ministro Fávaro recebe setor cafeeiro para alinhar estratégias de promoção internacional e financiamento da atividade